Quantcast
Channel: Michael Langhi – TATAME
Viewing all 53 articles
Browse latest View live

Lucas Hulk vence o absoluto no Europeu de Jiu-Jitsu; Tayane fatura o ouro duplo

0
0

A cidade de Odivelas, em Portugal, foi palco, desde a última terça-feira (16), de mais uma edição do Europeu de Jiu-Jitsu, Neste domingo (21), foram realizadas as finais na faixa-preta e diversos campeões foram conhecidos na competição, organizada pela IBJJF. No absoluto masculino, Lucas Hulk fechou com o companheiro de equipe Keenan Cornelius e ficou com o ouro. Já no peso aberto feminino, Tayane Porfírio confirmou seu favoritismo e derrotou Bia Mesquita por 2 a 0 nos pontos. Vale ressaltar que a lutadora da Alliance vinha perdendo nas vantagens, mas conseguiu a queda nos últimos instantes do confronto.

Finais por categoria no masculino faixa-preta

As decisões por categoria no faixa-preta masculino começaram a ser disputadas na categoria peso-galo, onde Hiago Gama finalizou Cleito Soares com uma chave de joelho para ficar com o ouro. Na divisão dos plumas, o título ficou com Hiago George, que fechou com o companheiro de equipe João Miyao. Na categoria dos penas, Marcio André faturou seu quarto título europeu na faixa-preta ao derrotar Gianni Grippo por 4 a 2 nos pontos. Nos leves, Michael Langhi conquistou mais um ouro europeu para o seu currículo ao superar o japonês Masahiro Iwasaki nas vantagens.

Marcio André conquistou seu quarto título no Europeu ao vencer Gianni Grippo (Foto: FloGrappling)
Marcio André conquistou seu quarto título no Europeu ao vencer Gianni Grippo (Foto: FloGrappling)

Na divisão dos médios, Isaque Bahiense ficou com o título ao fechar com Marcos Tinoco, seu companheiro de Alliance. Nos meio-pesados, Horlando Monteiro teve boa atuação e foi campeão ao derrotar Renato Cardoso por 8 a 0 nos pontos. Nos pesados, o título ficou com Keenan Cornelius, que finalizou Helton José. Na categoria superpesado, Manuel Pontes foi o campeão após derrotar Arya Esfandmaz por 18 a 0. Já nos pesadíssimos, Ricardo Evangelista faturou o ouro ao superar Victor Honório nas vantagens.

Finais por categoria no feminino faixa-preta

Na divisão peso-galo, Serena Gabrielli ficou com o título após derrotar Outi Järvilehto. Na categoria peso-pluma, Vanessa English superou Liwia Gluchowska e garantiu o ouro. Nos penas, Amanda Monteiro foi a campeã ao derrotar Bianca Basílio por pontos. No peso-leve, Bia Mesquita garantiu seu tricampeonato europeu após finalizar Erin Elizabeth Herle.

No peso-médio, Danielle Alvarez foi a grande campeã ao vencer Raquel Canuto por pontos. Na divisão meio-pesado, Cláudia do Val ficou com o ouro depois de vencer Samantha Cook na decisão dos árbitros. No peso-pesado, a campeã foi Carina Santi, que derrotou Jessica Flowers por pontos. Na categoria superpesado, Tayane Porfírio, também por pontos, faturou o título vencendo Venla Orvokki na grande final.

Tayane Porfírio faturou o ouro duplo no Europeu e segue em grande fase (Foto: FloGrappling)
Tayane Porfírio faturou o ouro duplo no Europeu de Jiu-Jitsu e segue em grande fase (Foto: FloGrappling)

Após evento histórico em São Paulo, ACB JJ chega à Barcelona em março para sua 11ª edição; veja o card

0
0

Organização que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo da arte suave, o ACB Jiu-Jitsu divulgou, na última sexta-feira (16), sua próxima edição. Através das redes sociais,
Zaurbek Khasiev, dono do evento russo, confirmou que o ACB JJ 11 vai acontecer no dia 3 de março, em Barcelona, na Espanha, e será liderado pela disputa do cinturão até 75kg.

Na luta principal, Edwin Najmi vai defender seu título contra Davi Ramos. O embate será com quimono, na divisão até 75kg, e coloca frente a frente dois dos principais nomes do peso. Já no co-main event, Otávio Sousa e Isaque Bahiense prometem bastante ação.

Como de costume, diversos outros nomes de destaque também pisarão no tatame pelo ACB JJ 11, casos de Cláudio Calasans, Márcio AndréErberth Santos, etc. A expectativa, mais uma vez, é de um grande evento, após o card histórico em São Paulo.

Confira o post abaixo:

#Repost @zaurbek_khasiev with @get_repost ・・・ #ACBJJ11 #BARCELONA ⠀⠀ Pavelló Olímpic de Badalona Carrer de Ponent, 143-161, 08912 Badalona, Barcelona ⠀⠀ ACB JJ 11 arrives in Barcelona! Stacked fight card with headliners Edwin Najmi defending his title against Davi Ramos.⠀⠀ ⠀⠀ ?Fight Card: •Davi Ramos vs Edwin Najmi title?⠀⠀ ⠀⠀ •Otavio Sousa vs Isaque Bahiense. ⠀⠀ •Claudio Calasans vs Yan Cabral. ⠀⠀ •Michael Langhi vs Marcio Andre. ⠀⠀ •Bruno Frazatto vs Gabriel Marangoni.⠀⠀⠀⠀ •Lucas Rocha vs Alex Cabanes. ⠀⠀ •Victor Honorio vs Erberth Santos. ⠀⠀ •Daud Adaev vs Luan Carvalho. ⠀⠀ •AJ Sousa vs Arnaldo Maidana. ⠀⠀ •Vinny Magalhaes vs Moku Kahawai. ⠀⠀ •Kim Terra vs Isaac Doederlein. ⠀⠀ •Samir Chantre vs Laercio Fernandes. ⠀⠀ •Tomoyuki Hashimoto vs Mayko Araujo. ⠀⠀ •Rodrigo Caporal vs Marcelo Mafra. ⠀⠀ ⠀⠀ #acbjj #jiujitsu #Barcelona

Uma publicação compartilhada por Absolute Championship Berkut (@acb_jj) em

CARD COMPLETO:

ACB JJ 11
Barcelona, na Espanha
Sábado, 3 de março de 2018

Davi Ramos x Edwin Najmi⠀⠀
Otávio Sousa x Isaque Bahiense ⠀⠀
Cláudio Calasans x Yan Cabral ⠀⠀
Michael Langhi x Márcio André ⠀⠀
Bruno Frazatto x Gabriel Marangoni⠀⠀⠀⠀
Lucas Rocha x Alex Cabanes ⠀⠀
Victor Honório x Erberth Santos ⠀⠀
Daud Adaev x Luan Carvalho ⠀⠀
AJ Sousa x Arnaldo Maidana ⠀⠀
Vinny Magalhães x Moku Kahawai ⠀⠀
Kim Terra x Isaac Doederlein
Samir Chantre x Laércio Fernandes ⠀⠀
Tomoyuki Hashimoto x Mayko Araújo ⠀⠀
Rodrigo Caporal x Marcelo Mafra⠀

ACB JJ 11 chega à Barcelona neste sábado (3) com disputa de cinturão e lutas importantes; confira

0
0

Neste sábado (3), o ACB JJ desembarca em Barcelona, na Espanha, para a edição de número 11, novamente com a promessa de grandes confrontos na arte suave, às 14h (no horário de Brasília). Na luta principal, Edwin Najmi vai defender seu título contra Davi Ramos. O embate será com quimono, na divisão até 75kg, e coloca frente a frente dois dos principais nomes do peso. Já no co-main event, Otávio Sousa e Isaque Bahiense prometem bastante ação.

Ainda no card, Claudio Calasans tenta se reabilitar da derrota para Patrick Gaudio, no ACB JJ 10, contra Yan Cabral. Já Michael Langhi, fera da Alliance, mede forças com Márcio André, que vem de derrota para Lucas Lepris, em janeiro, na edição de São Paulo.

Outro que foi derrotado na edição número 10 e busca reabilitação é Erberth Santos. O faixa-preta do Esquadrão Brasileiro vai medir forças com Victor Honório. Rudson Mateus, que venceu o experiente Bráulio Estima, encara Mathias Ribeiro.

Luan Carvalho, da Nova União, quer mais uma vitória no ACB e vai encarar Daud Adaev. O casca-grossa Vinny Magalhaes tem Moku Kahawai pela frente. Já Samir Chantre tem embate duro com Laercio Fernandes. Confira o card completo do ACB JJ 11, que promete mais uma grande show de Jiu-Jitsu.

Confira a pesagem oficial do ACB JJ 11:

CARD COMPLETO:

ACB JJ 11
Barcelona, na Espanha
Sábado, 3 de março de 2018

Davi Ramos x Edwin Najmi⠀⠀
Otávio Sousa x Isaque Bahiense ⠀⠀
Cláudio Calasans x Yan Cabral ⠀⠀
Michael Langhi x Márcio André ⠀⠀
Bruno Frazatto x Gabriel Marangoni⠀⠀⠀⠀
Lucas Rocha x Alex Cabanes ⠀⠀
Victor Honório x Erberth Santos ⠀⠀
Daud Adaev x Luan Carvalho ⠀⠀
AJ Sousa x Arnaldo Maidana ⠀⠀
Vinny Magalhães x Moku Kahawai ⠀⠀
Kim Terra x Isaac Doederlein
Samir Chantre x Laércio Fernandes ⠀⠀
Tomoyuki Hashimoto x Mayko Araújo ⠀⠀
Rodrigo Caporal x Marcelo Mafra⠀

Davi Ramos derrota Edwin Najmi e conquista cinturão no ACB JJ 11; saiba

0
0

Neste sábado (3), o ACB JJ chegou à Barcelona, na Espanha, para a realização da edição de número 11. No main event, após uma batalha de cinco rounds, Davi Ramos superou Edwin Najmi e se tornou campeão da divisão até 75kg, com quimono. Na segunda luta mais importante do evento, Isaque Bahiense estreou com vitória na franquia ao derrotar Otávio Sousa, em um duelo animado.

Davi Ramos conquista cinturão

No duelo mais esperado da 11ª edição do Berkut, Davi e Edwin fizeram um combate extremamente disputado durante os cinco rounds. Os lutadores iniciaram o confronto com estudo, mas aos poucos foram soltando os seus respectivos jogos. No terceiro assalto, o brasileiro chegou a encaixar um armlock, mas não conseguiu finalizar. Já no quarto round, foi a vez do americano ser aproximar de uma finalização. No fim, por decisão unânime, “Tazmania” garantiu a vitória e, de quebra, o cinturão da categoria.

Bahiense estreia com vitória no ACB JJ

No co-main event, Isaque Bahiense, que vive um excelente momento neste começo de 2018, estreou com o pé direito no Berkut. O lutador da Alliance conseguiu impor suas ações ofensivas. Otavio Sousa, que perdeu no ACB JJ 10 para Leandro Lo, tentou responder e fez uma batalha acirrada. Contudo, ao fim dos 15 minutos, o carioca levou a melhor.

Isaque Bahiense estreou com o pé direito no ACB JJ, ao vencer Otávio Sousa (Foto: Reprodução)

Calasans se recupera e Langhi vence

Com seu jogo explosivo e técnico, Cláudio Calasans se recuperou da derrota sofrida em São Paulo, para Patrick Gaudio. O faixa-preta impôs o seu ritmo e venceu Yan Cabral. Michael Langhi e Márcio André fizeram uma batalha de três rounds, com um nível técnico muito alto. Os dois lutadores se doaram ao máximo, em busca da vitória. Por decisão dividida dos árbitros, o triunfo foi dado para o faixa-preta da Alliance. Marcinho registra a segunda derrota seguida na organização.

Rudson brilha e tem finalização rápida

Bruno Frazatto e Gabriel Marangoni fizeram uma luta agitada na categoria até 65kg. No entanto, na decisão dos árbitros, a vitória foi para o faixa-preta da Atos. Lucas Rocha também venceu na decisão dos jurados e chegou a segunda vitória na divisão até 75kg. A vítima da vez foi Alex Cabanes. Já Rudson Mateus mostrou, mais uma vez, que vive uma fase excepcional e finalizou Mathias Ribeiro com uma chave de braço, com menos de um minuto de embate. Na edição de número 10, o lutador da Caio Terra venceu o veterano Bráulio Estima.

Honório supera Erberth e outros destaques

Em confronto na categoria acima dos 95kg, Victor Honório buscou ser mais ativo no combate, no entanto, Erberth Santos tentava responder. Ao fim dos três assaltos, Honório levou a melhor por decisão dividida. Já Luan Carvalho teve uma ótima exibição, ao comandar a luta e finalizar Daud Adaev, com uma chave de pé no terceiro round. Com belas quedas que coroaram uma excelente performance, AJ Sousa venceu Arnaldo Maidana, após três rounds. Moku Kahawai mostrou muita estratégia para superar o jogo do experiente Vinny Magalhães e levou a melhor na decisão dividida.

Victório Honório superou Erberth Santos, na decisão dos árbitros (Foto: Reprodução)

Em uma disputada equilibrada, Isaac Doederlein foi mais efetivo e venceu Kim Terra por unanimidade, na visão dos árbitros. O casca-grossa Samir Chantre teve uma atuação segura e bateu Laércio Fernandes, após três rounds. Com controle da luta, Tomoyuki Hashimoto superou Mayko Araújo e levou a melhor na decisão dos jurados. Na primeira luta do evento, Marcelo Mafra derrotou Rodrigo Caporal por decisão dos árbitros e se recuperou do revés sofrido em São Paulo, na edição 10, para Luan Carvalho. Caporal, por sua vez, chega a segunda derrota seguida na organização.

CONFIRA OS RESULTADOS:

ACB JJ 11
Barcelona, na Espanha
Sábado, 3 de março de 2018

Davi Ramos derrotou Edwin Najmi por decisão unânime dos jurados⠀
Isaque Bahiense derrotou Otávio Sousa por decisão unânime dos jurados ⠀⠀
Cláudio Calasans derrotou Yan Cabral por decisão unânime dos árbitros ⠀⠀
Michael Langhi derrotou Márcio André por decisão dividida dos jurados ⠀⠀
Bruno Frazatto derrotou Gabriel Marangoni por decisão unânime dos jurados⠀⠀⠀⠀
Lucas Rocha derrotou Alex Cabanes por decisão unânime dos jurados
Rudson Mateus finalizou Mathias Ribeiro com uma chave de braço no 1R
Victor Honório derrotou Erberth Santos por decisão divida dos jurados ⠀⠀
Luan Carvalho finalizou Daud Adaev com uma chave de pé no 3R ⠀⠀
AJ Sousa derrotou Arnaldo Maidana por decisão unânime dos jurados⠀⠀
Moku Kahawai derrotou Vinny Magalhães por decisão dividida dos jurados
Isaac Doederlein derrotou Kim Terra por decisão unânime dos jurados
Samir Chantre derrotou Laércio Fernandes por decisão unânime dos jurados ⠀
Tomoyuki Hashimoto derrotou Mayko Araújo por decisão unânime dos jurados⠀⠀
Marcelo Mafra derrotou Rodrigo Caporal⠀por decisão unânime dos jurados

Lo e Bia Mesquita lideram os destaques inscritos na faixa-preta no Pan; confira

0
0

Nesta semana, a partir de quinta-feira (8) até domingo (11), acontece o Pan de Jiu-Jitsu 2018, organizado pela IBJJF na Califórnia, Estados Unidos. A competição é uma das três principais do calendário da Federação, e após o Europeu, realizado em janeiro, antecede o Mundial, principal campeonato e que está marcado para acontecer em junho, nos EUA.

Confira a lista com todos os inscritos no Pan 2018, aqui

Para este ano, muitas promessas e lutadores recém-promovidos devem marcar presença no Pan, além dos já tradicionais nomes consagrados. Entre os destaques inscritos no adulto faixa-preta, Lucas Pinheiro puxa a fila no galo, com Mantovani e João Miyao no pluma.

No peso-pena, uma das categorias mais disputadas, Gianni Grippo, Osvaldo Queixinho, Samir Chantre, AJ Agazarm e Marcio André prometem uma intensa disputa pelo ouro, assim como Michael Langhi, JT Torres e Victor Silvério, favoritos na divisão dos leves.

Já no peso-médio, Gabriel Arges larga na frente, mas promete ter a concorrência do duro Tommy Langaker. No meio-pesado, a corrida tende a ser entre as feras Matheus Diniz, Lucas Hulk, Rudson Mateus e Horlando Monteiro, enquanto Arnaldo Maidana, o multicampeão Leandro Lo e Fellipe Andrew devem concorrer ao título no peso-pesado.

No peso-super-pesado, Keenan Cornelius, Gutemberg Pereira e Mahamad Aly são os nomes fortes, e no pesadíssimo, Braga Neto, Ricardo Evangelista e João Gabriel Rocha.

Entre as mulheres, quem chega forte para o Pan são Ana Talita Alencar e Gezary Matuda no peso-pluma, Bia Basílio no peso-pena, Bia Mesquita nos leves, Angélica Galvão e Luiza Monteiro no peso-médio, Nathiely Jesus e Carina Santi na categoria meio-pesado, Jéssica Flowers e Fernanda Mazzelli no peso-pesado, e por fim Cláudia do Val no super-pesado, fechando a lista de favoritas em suas respectivas divisões.

Favoritos, Buchecha e Leandro Lo saem campeões do ACB JJ 13; resultados aqui

0
0

Em mais um grande card de Jiu-Jitsu, o ACB JJ 13 promoveu novos campeões na edição realizada em Long Beach, Califórnia (EUA), neste sábado (5). Marcus Buchecha superou João Gabriel Rocha no main event e garantiu o título na categoria acima de 95kg, enquanto Leandro Lo dominou Gabriel Arges e chegou ao cinturão da divisão até 85kg. Na superluta No-Gi, Vinny Magalhães mostrou sua experiência e venceu Gordon Ryan.

Nomes importantes da arte suave como Rômulo Barral, Roberto Cyborg, Luiz Panza, Igor Silva, Edwin Najmi e Michael Langhi também saíram vitoriosos em grandes lutas.

Buchecha vence e garante título

Nos dois primeiros rounds, Marcus Buchecha começou tomando as ações e procurando as quedas no single leg. João Gabriel Rocha, preparado para os ataques do decacampeão mundial, soube defender com louvor e manteve a disputa em pé. No terceiro assalto, o confronto seguiu no mesmo panorama e os lutadores chegaram a ser punidos.

Buchecha fez uma batalha com João Gabriel e tomou posse do título da categoria +95kg (Foto ACB JJ)

Logo nos primeiros segundos do quarto round, Buchecha aproveitou que João Gabriel foi olhar para o córner e derrubou o adversário no double leg, conquistando os dois pontos. O fato gerou uma tensão maior no confronto – João alegou falta de fair play -, no entanto, a arbitragem voltou atrás e cancelou a pontuação. Mais agressivo, Marcus foi pra cima, derrubou e, após insistir, passou a guarda e ainda foi para a montada, totalizando 9 a 0 no placar. Por pouco, o faixa-preta da Checkmat não fechou a luta com um armlock.

Por conta do problema no round anterior, João Gabriel não queria tocar na mão de Buchecha para o início do último assalto, até que resolveu dar um tapinha. Precisando reverter a pontuação, o lutador da Soul Fighters tentou ser mais agressivo, porém Buchecha soube administrar a vantagem. Na pontuação, Marcus Almeida, em sua segunda luta na organização, garantiu o título do ACB JJ na categoria acima dos 95kg. Já João Gabriel Rocha não teve sucesso em sua primeira defesa de cinturão e perdeu o posto.

Leandro Lo superou o então campeão Arges e é o novo dono do cinturão na divisão até 85kg (Foto ACB JJ)

Lo domina Arges e conquista cinturão

Nos dois primeiros rounds, Leandro Lo usou o single leg para conseguir derrubar o então campeão Gabriel Arges e trabalhar a luta no chão. No entanto, o mineiro, na guarda, defendeu bem as tentativas de passagem do paulista e chegou perto de finalizar com uma chave de braço. Lo passou a tomar mais cuidado ao tentar avançar em seus ataques.

Para o terceiro assalto, Leandro voltou a derrubar na single leg, com menos de um minuto e, rapidamente, conseguiu uma raspagem para totalizar 4 a 0 nos pontos. O pentacampeão mundial ainda chegou a pegar as costas de Arges, mas não estabilizou a posição, por tanto, não somou a pontuação. Já no quarto round, Gabriel passou a ser um pouco mais agressivo pela desvantagem. Contudo, os lutadores ficavam duelando na guarda 50/50.

Após tentar quatro rounds, no último assalto, Leandro Lo, enfim, passou a guarda do mineiro Arges e garantiu 3 a 0 no placar. Com vitória em todos os rounds, o paulista administrou a luta e se tornou o novo campeão da classe de peso até 85kg do ACB JJ.

Vinny Magalhães carimbou a estreia do badalado Gordon Ryan no ACB JJ em luta sem o quimono (Foto ACB JJ)

Vinny vence superluta e Barral finaliza

Experiente nome do Jiu-Jitsu, Vinny Magalhães usou toda sua técnica para superar Gordon Ryan, 11 anos mais novo. No primeiro round, o brasileiro abriu 5 a 0 e soube controlar a luta. Já nos dois assaltos seguintes, Vinny fez valer o seu jogo de pressão e tentou, em boa parte do tempo, estourar a guarda do norte-americano que, por sua vez, caçava o pé do brasileiro em busca uma finalização. No fim, vitória por pontos do faixa-preta brasileiros.

Com domínio sobre AJ Sousa, Rômulo Barral avançou e colocou o joelho na barriga do oponente, depois foi para a montada e chegou a abrir 10 a 2 ainda no primeiro round. No entanto, o casca-grossa não se deu por satisfeito e conseguiu encaixar a finalização por estrangulamento, também no assalto inicial. O duelo aconteceu na divisão até 85kg.

Roberto Cyborg venceu Erberth Santos nos pontos e garantiu importante vitória no embate pelo ACB JJ 13 (Foto ACB JJ)

Cyborg supera Erberth e Keenan finaliza Yuri

O experiente Roberto Cyborg mostrou ímpeto de garoto para travar uma guerra com Erberth Santos. No primeiro e terceiro rounds, Cyborg impôs melhor o seu jogo e conseguiu quedas, além de trabalhar as transições no solo. Já no segundo assalto, a luta foi disputada quase toda em pé. No fim, por pontos, Roberto levou a melhor. Já Erberth conheceu sua terceira derrota seguida no evento. Em outra grande luta, após insistir para entrar na guarda de Yuri Simões, Keenan Cornelius começou a ensaiar a chave de omoplata que, aos poucos, foi se encaixando. Com o brasileiro tentando sair, a posição foi se ajustando e o norte-americano venceu ainda no segundo round por finalização.

Luiz Panza e Igor Silva finalizam

Após ser derrubado por Ricardo Evangelista, Luiz Panza manteve a tranquilidade e conseguiu puxar o adversário para a guarda. Com isso, armou uma armadilha e encaixou o triângulo de perna, restando ao faixa-preta da GFTeam bater e decretar o fim do confronto, no último round. Assim, Panza, ex-campeão do Berkut, voltou a triunfar no ACB JJ. Em ótima fase na carreira, Igor Silva impôs o seu jogo de pressão e finalizou Jackson Sousa. O casca-grossa entrou na guarda do compatriota e encaixou a chave de braço que foi fatal para finalizar Jackson, ainda no primeiro round, em combate pela divisão até 95kg.

Igor Silva, em alta no Jiu-Jitsu após brilhar no World Pro, da UAEJJF, conquistou mais uma vitória no Berkut (Foto ACB JJ)

Langhi e Najmi comandam primeiras lutas

O norte-americano Isaac Doederlein travou uma batalha com Augusto Tanquinho, lutador do UFC, e venceu por pontos, na divisão até 65kg. Já em uma bela transição, ao sair da guarda e conseguir pegar as costas de Rodrigo Caporal, o ex-campeão Edwin Najmi ajustou o mata-leão e venceu por finalização, ainda no primeiro round, na classe de peso até 75kg. Com uma performance consistente, Pablo Mantovani teve um domínio sobre Gabriel Marangoni e também triunfou por pontos, na categoria até 65kg.

Em luta equilibrada, Michael Langhi usou a experiência para sobrepor seu jogo diante de Victor Silvério e levou a melhor na decisão dos árbitros, na divisão até 75kg. Na categoria até 60kg, por sua vez, Ary Farias teve um amplo domínio sobre João Pedro Somália, tendo feito 26 a 0 no segundo round, após diversas transições no solo, como sair do 100kg e chegar na montada. No terceiro assalto, finalizou com uma chave de pé. Na luta de abertura do ACB JJ 13, pela divisão até 65kg, Bruno Frazatto derrotou Nicollas Welker.

Edwin Najmi, ex-campeão do Berkut, voltou a vencer na edição realizada na Califórnia, Estados Unidos (Foto ACB JJ)

RESULTADOS COMPLETOS:

ACB JJ 13
Long Beach, na Califórnia (EUA)
Sábado, 5 de maio de 2018

Marcus Buchecha derrotou João Gabriel Rocha por pontos
Leandro Lo derrotou Gabriel Arges por pontos
Vinny Magalhães derrotou Gordon Ryan por pontos
Rômulo Barral finalizou AJ Sousa com um estrangulamento no 1R
Roberto Cyborg derrotou Erberth Santos por pontos
Keenan Cornelius finalizou Yuri Simões com uma chave de omoplata no 2R
Luiz Panza finalizou Ricardo Evangelista com um triângulo de perna no 3R
Igor Silva finalizou Jackson Sousa com uma chave de braço no 1R
Isaac Doederlein derrotou Augusto Tanquinho por pontos
Edwin Najmi finalizou Rodrigo Caporal com uma mata-leão no 1R
Pablo Mantavoni derrotou Gabriel Marangoni por decisão dos jurados
Michael Lanhi derrotou Victor Silvério por pontos
Ary Farias finalizou João Pedro Somália com uma chave de pé no 3R
Bruno Frazatto derrotou Nicollas Welker por pontos

Com estrelas em ação, mas sem Erberth, Mundial da IBJJF inicia nesta quinta (31)

0
0

Diversas estrelas da arte suave estão confirmadas para mais uma edição do Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF, que acontece na tradicional Pirâmide de Long Beach, na Califórnia (EUA) a partir desta quinta-feira (31) e com encerramento no domingo (3). Atuais campeões peso e absoluto no masculino e feminino, respectivamente, Marcus Buchecha e Tayane Porfírio prometem manter seus títulos, no entanto, terão duros desafios pela frente na disputa.

Entre atletas consagrados no esporte e jovens que ainda almejam um maior protagonismo no cenário, o Mundial 2018 será garantia, mais uma vez, de disputas de altíssimo nível. No masculino, atletas mais experientes como Bruno MalfacineXande Ribeiro, Delson Pé de Chumbo, Antônio Braga Neto, Celsinho Venicius, Lucas Lepri, Michael Langhi, Cláudio Calasans, Felipe Preguiça, entre outros, vão disputar a atenção do público com jovens que já se destacam e são campeões em diversas competições, casos de Nicholas Meregali, Isaque Bahiense, Márcio André, Gabriel Arges, Victor Honório, Gustavo “Braguinha”, Edwin Najmi, Michael Musumeci, entre outras feras da nova geração.

Para assistir o evento ao vivo através do FloGrappling – site pago -, clique aqui!

Bruno Malfacine vai em busca do seu 10º título mundial no Jiu-Jitsu (Foto: FloGrappling)
Bruno Malfacine, da Alliance, vai em busca do seu décimo título mundial no Jiu-Jitsu (Foto FloGrappling)

Já no feminino, a promessa também é de grandes confrontos, e nomes como Bia Mesquita, Thamires Aquino, Gezary Matuda, Talita Alencar, Amanda Nogueira, Bia Basílio, Tammi Musumeci, Luíza Monteiro, Ana Carolina Vieira, Luanna Alzuguir, Nathiely Jesus, Cláudia do Val, Jessica Flowers, Fernanda Mazzelli e Andresa Correa estão confirmadas, com a expectativa de um verdadeiro show de Jiu-Jitsu.

Entre as ausências confirmadas para este Mundial estão nomes de peso como Rubens Charles Cobrinha, que conquistou o “Super Grand Slam” na última temporada, Erberth Santos, de fora por motivos pessoais, além de Caio TerraJosé Carlos Cocó e Victor Genovesi, lesionados, e André Galvão e Bernardo Faria, que não estão inscritos.

Confira os principais nomes inscritos na faixa-preta para o Mundial:

> Masculino

Peso-galo: Bruno Malfacine, Hiago Gama e Lucas Pinheiro

Peso-pluma: Alexandre Vieira, Ary Farias, João Miyao, Hiago George e Michael Musumeci

Peso-pena: AJ Agazarm, Gianni Grippo, Isaac Doederlein, Isaque Paiva, Kevin Mahecha, Leonardo Saggioro, Márcio André, Rafael Mansur, Wellington “Megaton” Dias e Hill-Taylor

Peso-leve: Celsinho Venicius, Edwin Najmi, Espen Mathiesen, Francisco Iturralde, Gabriel Rollo, Jhonny Loureiro, JT Torres, Hugo Marques, Lucas Lepri, Lucas Rocha, Marcelo Mafra, Michael Langhi, Michael Liera Jr., Renato Canuto, Yan Cabral e Victor Silvério

Peso-médio: Caio Almeida, Cláudio Calasans, Delson “Pé de Chumbo”, Jon Satava, Isaque Bahiense, Jaime Canuto, Marcos Tinoco, Gabriel Arges, Luan Carvalho, Magid Hage, Manuel Ribamar, Murilo Santana e Tommy Langaker

Peso-meio-pesado: Charles Negromonte, Horlando Monteiro, Gustavo Braguinha, Josh Hinger, Lucas Hulk, Matheus Diniz, Renato Cardoso, Rudson Mateus e Thiago Sá

Peso-pesado: Adam Wardzinski, Arnaldo Maidana, Dimitrius Souza, Preguiça, Keenan Cornelius, Jackson Sousa, Patrick Gaudio, Tim Spriggs, Tarsis Humphreys e Xande Ribeiro

Peso-superpesado: Fellipe Trovo, Gutemberg Pereira, Leandro Lo, Luiz Panza, Igor “Tigrão” Schneider, Mahamed Aly, Manuel “Nelton” Pontes e Nicholas Meregali

Peso-pesadíssimo: Antônio Braga Neto, João Gabriel Rocha, Marcus Buchecha, Max Gimenis, Ricardo Evangelista, Yuri Simões, Otávio Nalati, Victor Honório e Tanner Rice

Marcus Buchecha agora soma 10 mundiais conquistados na faixa-preta (Foto FloGrapping)
Marcus Buchecha, mais uma vez, será a principal atração do Mundial e luta pelo ouro duplo (Foto FloGrapping)

> Feminino

Peso-galo: Thamires Aquino e Rikako Yuasa

Peso-pluma: Talita Alencar, Gezary Matuda, Amanda Nogueira e Vanessa English

Peso-pena: Bia Basilio, Tammi Musumeci e Ana Carolina Schmitt

Peso-leve: Luiza Monteiro e Bia Mesquita

Peso-médio: Renata Marinho, Raquel Canuto e Ana Carolina Vieira

Peso-meio-pesado: Luanna Alzuguir, Andressa Cintra e Nathiely Jesus

Peso-pesado: Cláudia do Val, Jéssica Flowers e Fernanda Mazzelli

Peso-superpesado: Andresa Correa, Carina Santi, Venla Luukkonen e Tayane Porfírio

Tayane Porfírio faturou o ouro duplo nas principais competições e chega com tudo para o Mundial (Foto IBJJF)

Confira todos os inscritos para o Mundial da IBJJF, AQUI

Chaves divulgadas antes do Mundial

Os faixas-preta começam a lutar somente no sábado (2), no entanto, os atletas já sabem os caminhos que irão percorrer em suas respectivas categorias nas disputas pela medalha de ouro da competição mais importante do calendário esportivo da arte suave.

Na faixa-preta, a expectativa é de bons confrontos já nas primeiras lutas. No peso-pluma, Alexandre Vieira terá Cléber Sousa pela frente em seu desafio inicial. Nos penas, o veterano Megaton Dias vai enfrentar Kevin Mahecha, onde o vencedor encara a fera Márcio André. Ainda nos penas, Osvaldo Queixinho e AJ Agazarm também prometem emoção.

No peso-leve, os confrontos de Espen Mathiesen x Michael Liera Jr., JT Torres x Marcelo Mafra, além de Celsinho Venícius x Francisco Iturralde prometem esquentar os tatames.

Confira as chaves completas do Mundial da IBJJF, AQUI

Cronograma: tudo sobre os quatro dias

Para os fãs de Jiu-Jitsu que querem ficar ligados no Mundial da IBJJF desde o primeiro dia, vale ressaltar que as ações começam já nesta quinta-feira (31), mas as feras da faixa-preta entram nos tatames da Pirâmide apenas no sábado (2). Em todos os dias de torneio, as lutas começam pontualmente às 9h (horário da Califórnia) e 13h (horário de Brasília).

Confira a programação para o Mundial de Jiu-Jitsu 2018:

– Quinta-feira (31/05)

O torneio tem início com atletas na faixa-branca e azul

*Adulto faixa-branca (divisões de peso)
*Master faixa-branca (divisões de peso)
*Adulto masculino e feminino faixa-azul (divisões de peso e absoluto)

– Sexta-feira (01/06)

As emoções começam a ganhar contornos maiores, com expectativa de grandes combates. Na faixa-roxa, Thalison Soares, Jonas Andrade, Guthierry Barbosa e Conner DeAngelis, entre outros, são os grandes destaques em suas respectivas categorias. Já na faixa-marrom, Kennedy Maciel, Gabriel Sousa, Carlos Oliveira e outras feras prometem um show

*Adulto masculino e feminino faixa-roxa (divisões de peso e absoluto)
*Adulto feminino faixa-marrom (divisões de peso e absoluto)
*Adulto masculino faixa-marrom (peso-galo até o peso-pena)

– Sábado (02/06)

No penúltimo dia de competições, com diversas feras em ação, o destaque para o início das disputas na faixa-preta, tanto nas categorias quanto no absoluto (até a semifinal). Além disso, atletas de divisões de peso maiores na faixa-marrom medirão forças em Long Beach

*Juvenil faixas azul e roxa (divisões de peso e absoluto)
*Adulto faixa-marrom (peso-leve até o absoluto)
*Adulto masculino e feminino faixa-preta (divisões de peso e absoluto)

– Domingo (03/06)

No último dia de disputas no Mundial da IBJJF, as atenções ficarão voltadas para os faixas-pretas, que vão entrar em ação nas semifinais e finais de suas respectivas categorias e também no aguardo absoluto. E você, já tem o seu atleta favorito? Façam suas apostas!

Para mais informações sobre o evento, acesse o site da IBJJF clicando AQUI

Personalidades do Jiu-Jitsu comentam Brasileiro e opinam sobre premiação em dinheiro na faixa preta

0
0

Por Diogo Santarém e Yago Rédua

*Durante a quarta-feira (1), em Barueri, São Paulo, a TATAME conversou com grandes nomes do Jiu-Jitsu que marcaram presença no quinto dia de disputa do Campeonato Brasileiro. Personalidades como Fábio Gurgel, Michael Langhi, Isaque Bahiense, Leandro Lo, Cícero Costha, Mário Reis, Cláudio Calasans e Fábio Andrade.

Os cascas-grossas estavam acompanhando os seus jovens atletas na faixa-roxa do Brasileiro. Além disso, comentaram sobre suas expectativas para o torneio nacional e opinaram sobre a novidade da premiação em dinheiro para os campeões na faixa-preta.

Confira abaixo:

-Fábio Gurgel

-Michael Langhi

-Isaque Bahiense

-Leandro Lo

-Cícero Costha

-Mário Reis

-Cláudio Calasans

-Fábio Andrade

Visualizar esta foto no Instagram.

@fabioandradejj, professor da Nova União, bateu um papo com a TATAME direto do Ginásio José Corrêa em Barueri (SP). O faixa-preta comentou sobre seu aluno, Gleison Santos, que levou ouro duplo na faixa-azul do Brasileiro. Além disso, falou sobre a premiação em dinheiro que será dada na faixa-preta! Oss! 🥋🇧🇷 . A cobertura do Campeonato Brasileiro pela TATAME tem o oferecimento da @keiko_sports e da @prime_esportes_tatame. Siga tudo conosco! . 💻 www.tatame.com.br .⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #tatame #luta #fight #jiujitsu #bjj #brazilianjiujitsu #cbjj #brasileirodejiujitsu #brasileiro #brasileiro2019 #artesuave #jiujitsustyle #bjj #ibjjf #oss #bjjgirls #jiujitsustyle #bjj

Uma publicação compartilhada por Revista TATAME (@tatameoficial) em

*a cobertura do Campeonato Brasileiro pela TATAME tem o oferecimento da @keiko_sports e da @prime_esportes_tatame. Siga conosco!


Volta de Malfacine, Buchecha em ação e mais: veja os detalhes do Mundial 2019

0
0

*Tudo pronto para mais uma edição do Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF, que novamente será realizado na tradicional Pirâmide de Long Beach, na Califórnia (EUA), com promessa de novos momentos históricos para a arte suave. As disputas começam nesta quinta-feira (30) e, até o domingo (2), último dia de competições, os duelos prometem ser de alto nível, desde as faixas coloridas até o já conhecido show na faixa preta.

Em relação à elite da faixa-preta, grandes nomes estão confirmados. No masculino, o decacampeão Bruno Malfacine retorna e, como de costume, é favorito ao título em sua divisão. Além dele, Caio Terra, os irmãos Miyao, Lucas Lepri, Michael Langhi, Lucas Hulk, Felipe Preguiça, Leandro Lo, Nicholas Meregali, Marcus Buchecha, Mahamed Aly, Isaque Bahiense, entre outras grandes estrelas do esporte são garantia de show. No feminino, Mayssa Bastos, Gezary Matuda, Bia Basílio, Karen Antunes, Ffion Davies, Bia Mesquita, Hannett Staack, Ana Carolina Vieira, Luiza Monteiro, Luanna Alzuguir, Talita Treta, Nathiely Jesus, Fernanda Mazzelli e Cláudia do Val são alguns dos destaques presentes.

  • Confira todos os nomes inscritos no Mundial, AQUI

Para a edição deste ano, a grande novidade fica por conta das premiações em dinheiro para os campeões no adulto faixa-preta, que são de 10 mil dólares no absoluto e 7 mil por categoria, de acordo com o número de inscritos (saiba mais). O “incentivo” através do prêmio fez com que as categorias masculinas e femininas ficassem repleta de boas atrações, e desta forma, a TATAME separou – por divisão de peso – alguns dos grandes nomes para o fã de Jiu-Jitsu ficar de olho na faixa-preta durante o Mundial 2019.

Confira:

MASCULINO

Peso-galo: Bruno Malfacine, Cleber Clandestino, Felipe Costa, Caio Terra, Tomoyuki Hashimoto, Michael Musumeci, Omar Salum, Rodnei Barbosa e Koji Shibamoto;

Peso-pluma: Pablo Mantovani, Hiago George, João Miyao, José Tiago, Paulo Miyao, Alex Sodré e Gabriel Sousa;

Peso-pena: Gianni Grippo, Isaac Doederlein, Kennedy Maciel, Osvaldo Queixinho, Samir Chantre, Rafael Mansur, Leonardo Saggioro, Matheus Gabriel e Marcio André;

Peso-leve: Lucas Lepri, Michael Langhi, Johnny Loureiro, Victor Genovesi, Leonardo Lara, Renato Canuto, John Combs, Victor Silvério, Yan Pica Pau, Levi Jones e Lucas Rocha;

Peso-médio: Isaque Bahiense, Marcos Tinoco, JT Torres, Michael Liera Jr, Cláudio Calasans, Rodrigo Caporal, Dante Leon, Jaime Canuto, Gabriel Arges, Servio Tulio, Otávio Sousa, Tommy Langaker, Manuel Ribamar, Hugo Marques e DJ Jackson;

Peso-meio-pesado: Matheus Diniz, Renato Cardoso, Matheus Spirandeli, Tarsis Humphreys, Matheus Godoy, Gustavo Batista, Lucas Hulk, Rudson Mateus, Felipe Preguiça, Devhonte Johnson e Murilo Santana;

Peso-pesado: Dimitrius Souza, Vinícius Trator, Fernando Reis, Kaynan Duarte, Keenan Cornelius, Adam Wardzinski, Arnaldo Maidana, Jackson Sousa, Patrick Gaudio, Fellipe Trovo, Gerard Labinski, Leandro Lo e Tim Spriggs;

Peso-super-pesado: Nicholas Meregali, Helton José Júnior, Rafael Vasconcelos, Luiz Panza, Gutemberg Pereira, Igor Tigrão, James Puopolo, Tanner Rice, Mahamed Aly, Eliot Kelly, Fellipe Andrew e Rodrigo Cavaca;

Peso-pesadíssimo: Marcus Buchecha, Max Gimenis, Ricardo Evangelista, Victor Honório, João Gabriel Rocha, Duzão Lopes e Otávio Nalati.

FEMININO

Peso-galo: Serena Gabrielli, Mayssa Bastos, Thamires Aquino e Rikako Yuasa;

Peso-pluma: Talita Alencar, Gezary Matuda, Tammi Musumeci e Amanda Monteiro;

Peso-pena: Bia Basílio, Karen Antunes, Ffion Davies, Larissa Carvalho e Ana Schmitt;

Peso-leve: Erin Herle, Mayra Mazza, Catherine Perret, Bia Mesquita e Gabrielle McComb;

Peso-médio: Renata Marinho, Hannett Staack, Raquel Canuto, Samantha Cook, Ana Carolina Vieira e Jessica Swanson;

Peso-meio-pesado: Luanna Alzuguir, Luiza Monteiro, Rafaela Bertolot e Andressa Cintra;

Peso-pesado: Talita Treta, Izadora Cristina, Nathiely Jesus e Fernanda Mazzelli;

Peso-super-pesado: Nívia Moura, Alison Tremblay, Cláudia do Val e Jessica Flowers.

CRONOGRAMA

Com início marcado para esta quinta-feira (30), o Mundial da IBJJF terá em seu primeiro dia disputas nas faixas branca, azul e roxa. As feras na faixa marrom entram em ação na sexta-feira (31), enquanto os faixas-preta começam a medir forças no sábado (1), com as finais por categoria e absoluto realizadas no domingo (2), último dia das disputas.

Confira:

Quinta-feira, 30 de maio de 2019
Adulto faixa-branca (disputas por categoria)
Master faixa-branca (disputas por categoria)
Adulto masculino e feminino faixa-azul (disputas por categoria e absoluto)
Adulto feminino faixa-roxa (peso-galo ao peso-pena)

Sexta-feira, 31 de maio de 2019
Juvenil faixas-azul e roxa (disputas por categoria e absoluto)
Adulto masculino faixa-roxa (disputas por categoria e absoluto)
Adulto feminino faixa-roxa (peso-leve ao absoluto)
Adulto masculino faixa-marrom (peso-galo e peso-pluma)

Sábado, 1º de junho de 2019
Adulto feminino faixa-marrom (disputas por categoria e absoluto)
Adulto masculino faixa-marrom (peso-pena ao absoluto)
Adulto faixa-preta (disputas por categoria e absoluto)

Domingo, 2 de junho de 2019
Adulto faixa-preta (finais por categoria e do absoluto)

*a cobertura do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF pela TATAME tem o oferecimento da @keiko_sports e da @prime_esportes_tatame. Siga conosco!

Sem Lo, faixas-preta se preparam para entrar em ação no Europeu 2018; confira

0
0

A edição 2018 do Europeu de Jiu-Jitsu da IBJJF teve início na última terça-feira (16), em Odivelas, Portugal, e vai até o próximo domingo (21), com promessa de fortes emoções. Entre as principais atrações da competição, os faixas-preta entram em ação neste fim de semana. A surpresa negativa fica por conta de Leandro Lo. Apesar de inscrito no Europeu, a IBJJF confirmou – através do site FloGrappling – que o brasileiro não estará presente.

Além de Lo, outros nomes de destaque – principalmente no masculino – também não vão marcar presença em Portugal este ano. Um dos motivos pode ser o ACB JJ 10, evento russo que acontece uma semana depois, no dia 26, em São Paulo, com um card recheado de estrelas de Jiu-Jitsu – inclusive Leandro Lo, escalado para enfrentar Otávio Sousa.

Com as ausências, os destaques ficam para os campeões mundiais na faixa-preta Caio Terra, Michael Langhi, Erberth SantosTalita AlencarBia Mesquita, Cláudia do ValTayane Porfírio, além de nomes conhecidos como as feras Keenan Cornelius, Rudson Mateus, Hiago George, Marcio André, João Miyao, Gianni Grippo, Renato Canuto, Isaque Bahiense, Jaime Canuto, Lucas Hulk, Ricardo Evangelista, Isaque Paiva, Patrick Gaudio, Victor Honório, Bianca Basílio, Adam Wardzinski, Edwin Najmi, entre muitos outros.

Veja todos os atletas inscritos no Europeu 2018, clicando aqui
Veja a lista de campeões do Europeu até agora, clicando aqui

Confira abaixo a lista com todos os inscritos no adulto faixa-preta:

> MASCULINO

Peso-galo

Alliance Cleito Soares de Resende Junior
Alliance Hiago Gama Sousa
Art of Roll Gabriel Alexander Rosberg
Cantagalo Team Pedro Paulo Dias Clementino
GF Team Jorge Luiz Nakamura
GF Team Jose Carlos Souza Lima Sobrinho
GF Team France Vincent Nguyen
Qatar BJJ Brasil Rodnei Barbosa Gabriel Junior
Tri-Force Jiu-Jitsu Academy Koji Shibamoto
Tri-Force Jiu-Jitsu Academy Nobuhiro Sawada
Total: 10

Peso-pluma

Alliance Mani Tavanaei
Atos Jiu-Jitsu Pablo Mantovani Dutra
Brasa CTA Rene Eduardo Lopez
Cicero Costha Europe Hiago George Santos Silva
Cicero Costha Europe João Ricardo Bordignon Miyao
Tri-Force Jiu-Jitsu Academy Hideyuki Yamada
Total: 6

Peso-pena

Alliance Gianni Paul Grippo
Alliance Isaac Doederlein
Alliance International Jonathan Paul Thomas
American Top Team Brian Mahecha
American Top Team Kevin Javier Mahecha
Brasa CTA Gabriel Marangoni de Oliveira
Brasa CTA Tuomas Kristian Tammilehto
Carpe Diem Tomoshige Sera
CFC Team Sergio Calderon Gonzalez
Cicero Costha Europe Victor Otoniel Nunes Moraes
Marcao – Artsuave Jiu-Jitsu Nélson da Assunção de Sousa Teixeira
Nova União Marcio Andre da Costa Barbosa Junior
Qatar BJJ Brasil Luciano Queiroz de Araujo
Saikoo Jiu-Jitsu Isaque Alberto de Oliveira Paiva
Total: 14

Peso-leve

Alliance Ali Seena E. A. Munfaradi
Alliance Michael Alexandre Langhi
Atos Jiu-Jitsu Alex Cabanes Gisbert
Carpe Diem Masahiro Iwasaki
Easton BJJ John Taylor Combs
GF Team Jacob Williams Mackenzie
Gracie Barra Edwin Najmi
Gracie Barra Oliver Johnathon Lovell
Gracie Barra JJ Krzysztof Marek Suchorabski
Hilti BJJ Finland Tommi Tapio Pulkkanen
Icon Jiu-Jitsu Team Ilke Kubilay Bulut
KMR BJJ KIMURA Espen Mathiesen
Netto Brazilian Jiu-Jitsu Pedro Henrique Campos P. Mendonça
Ns Brotherhood Ricardo Rocha Lima
Soul Fighters BJJ Tijuca Hugo Doerzapff Marques
Zenith BJJ – Las Vegas Renato Forasieppi Alves Canuto
Total: 16

Peso-médio

Alliance Isaque Bahiense Braz
Alliance Marcos Vinícius da Silva Tinoco
Alliance International Alec Jerrod Baulding
Alliance International Alexandre Cavalieri Gomes da Silva
Alliance JJ Arthur Pucci
Association Aranha Yan Cabral de Almeida
Atos Jiu-Jitsu Michael Remiglio Liera Jr.
Brasa CTA Sergio Raimundo Rios da Silva
Coalition 95 Nathan Albrecht Mendelsohn
GF Team Jaime Soares Canuto
Gracie Barra Santeri Lilius
KMR BJJ KIMURA Tommy Lilleskog Langaker
Pedro Sauer Team Burak Z Sarman
Unity Jiu-jitsu Felipe Cesar Silva
Total: 14

Peso-meio-pesado

Aeterna Jiu Jitsu Team Luca Anacoreta
Alliance Matheus Godoy Romero
Alliance Renato Guimaraes Cardoso
Brasa CTA Rudson Mateus Sarmento Teles
Ceconi KMKZ José Henrique Cardoso
GF Team Patrick Pontes Moura Santos Gaudio
GF Team Viking Wai Chun Wong
Nova União Horlando de Jesus Monteiro
Ns Brotherhood Leandro Lo Pereira do Nascimento
Ns Brotherhood Matheus Spirandeli Souza
Rilion Gracie Academy Florianópolis Centro Gustavo Santiago
Roger Gracie Academy Charles Negromonte Santos
SBG Ireland Martin Aedma
Total: 13

Peso-pesado

American Top Team BJJ Charles Kilyan Mcguire
Atos Jiu-Jitsu Keenan Kai-James Cornelius
CheckMat Adam Wardzinski
CheckMat Jackson Sousa dos Santos
Cia Amazonense de Jiu-Jitsu Manoel Fernandes de Oliveira Neto
Cicero Costha Europe Helton Jose Mendes da Silva Junior
Stallion Gym Nicolas E. Penzer
Total: 7

Peso-super-pesado

Esquadrão de Jiu-Jitsu Brasileiro Erberth Santos de Mesquita
G13 BJJ Rodrigo Martins Ribeiro da Silva
Gracie Barra Manuel António Ambrósio S. T. Pontes
Gracie Barra Marek Pawel Zbrog
Roger Gracie Academy Arya Esfandmaz
Yemaso Brazilian Jiu-Jitsu Eliot Andrew Kelly
Total: 6

Peso-pesadíssimo

Atos Jiu-Jitsu Lucas Daniel Silva Barbosa
GF Team Antonio de Padua Assef Nunes Nascimento
GF Team Ricardo Ferreira Evangelista
Gordo Jiu-Jitsu Raphael Gustavo Silva Simoes Andrade de Souza
Guigo JJ Otavio de Souza Nalati
Netto Brazilian Jiu-Jitsu Ruben Araújo Fonseca
Qatar BJJ Victor Hugo Honório P. da Silva
Team Lloyd Irvin Admilson Gobi Junior
Total: 8

> FEMININO

Peso-galo

Brasa CTA Outi K. Tammilehto
Flow Serena Gabrielli
Total: 2

Peso-pluma

Absolute MMA Australia Liwia Gluchowska
Alliance Ana Talita de Oliveira Alencar
Gracie Barra Tassia Vanessa Ferreira
Gracie Barra Vanessa English
Total: 4

Peso-pena

Atos Jiu-Jitsu Bianca Barbosa Basilio
Atos Jiu-Jitsu Heather H. Raftery
GF Team Amanda Monteiro Nogueira
Gracie Barra Emilia Tuukkanen
Gracie Humaita South Bay Emilie Maxine M. H. Thylin
Total: 5

Peso-leve

Alliance Charlotte von Baumgarten
Alliance Erin Elizabeth Herle
Gracie Humaita Beatriz de Oliveira Mesquita
Natural Kombat Líbia Christal Alves Gonçalves
Total: 4

Peso-médio

Alliance Renata Marinho Moreira
Brazilian Power Team International Maria Eduarda Vieira Santos
Gracie Humaita South Bay Danielle Renee Alvarez
Zenith BJJ – Las Vegas Raquel Dayne Kaleialoha Canuto
Total: 4

Peso-meio-pesado

CheckMat Samantha Lea Cook
De La Riva JJ Claudia Fernanda Onofre Valim do Val
Total: 2

Peso-pesado

G13 BJJ Carina Curvelo Santi
Gracie Barra Jessica D Flowers
Total: 2

Peso-super-pesado

Alliance Tayane Porfírio de Araújo
Hilti BJJ Jyvaskyla Venla Orvokki Luukkonen
Total: 2

 

The post Sem Lo, faixas-preta se preparam para entrar em ação no Europeu 2018; confira appeared first on TATAME.

Em boa fase, Renato Canuto ‘deseja’ final do Europeu com Michael Langhi e diz: ‘Sou fã desde criança’; saiba

0
0

Por Yago Rédua

Renato Canuto terminou o ano de 2017 com grande destaque ao conquistar o GP dos leves do KASAI Pro e o Mundial No-Gi, sempre apresentando uma performance ofensiva. Neste fim de semana, sábado e domingo (20 e 21), o faixa-preta vai entrar em ação no Europeu da IBJJF, em Portugal. Em entrevista à TATAME, Canuto contou sobre a preparação e o processo de dieta para o primeiro grande torneio da temporada.

“Não foi muito ruim porque eu tive um ano inteiro de um camp atrás do outro sem parar, então, com a dieta que mantive durante o ano todo e o corte de peso para o KASAI Pro e o Mundial No-Gi, meu peso estava baixo e eu pude voltar ao meu peso normal. Agora estou de volta aos treinos duros e na dieta meu peso já está bom novamente para o Europeu. Estou treinando muito melhor do que antes, me sentindo bem”, contou Renato, que citou a diferença entre o treino com e sem quimono, ressaltando porém a mesma intensidade.

“A preparação tanto de quimono, quanto sem, é com o mesmo foco e intensidade, porém ao invés de focar muito no Wrestling, eu procuro focar mais no Judô. Faço mais preparação física usando pegadas no quimono, mas o resto segue o mesmo, muita força”, afirmou.

Sobre a categoria dos leves, Renato fez uma breve análise dos possíveis rivais pela frente e disse que gostaria de realizar uma eventual final com Michael Langhi, fera da Alliance.

“É uma categoria muito dura, em algumas possíveis lutas, provavelmente, serão porradaria, e algumas eu terei que trabalhar muito nos detalhes. Fica difícil de apontar um que seria uma final boa, mas gostaria que fosse com o Michael Langhi, um atleta que sou fã desde criança”, projetou Canuto, afirmando que vai manter o seu jogo mais ofensivo.

“Acho que deve ter chamado um pouco a atenção dos adversários, mas não muda nada na maneira em que gosto de lutar. Vou buscar dar meu melhor lá assim como sempre faço”.

The post Em boa fase, Renato Canuto ‘deseja’ final do Europeu com Michael Langhi e diz: ‘Sou fã desde criança’; saiba appeared first on TATAME.

Lucas Hulk vence o absoluto no Europeu de Jiu-Jitsu; Tayane fatura o ouro duplo

0
0

A cidade de Odivelas, em Portugal, foi palco, desde a última terça-feira (16), de mais uma edição do Europeu de Jiu-Jitsu, Neste domingo (21), foram realizadas as finais na faixa-preta e diversos campeões foram conhecidos na competição, organizada pela IBJJF. No absoluto masculino, Lucas Hulk fechou com o companheiro de equipe Keenan Cornelius e ficou com o ouro. Já no peso aberto feminino, Tayane Porfírio confirmou seu favoritismo e derrotou Bia Mesquita por 2 a 0 nos pontos. Vale ressaltar que a lutadora da Alliance vinha perdendo nas vantagens, mas conseguiu a queda nos últimos instantes do confronto.

Finais por categoria no masculino faixa-preta

As decisões por categoria no faixa-preta masculino começaram a ser disputadas na categoria peso-galo, onde Hiago Gama finalizou Cleito Soares com uma chave de joelho para ficar com o ouro. Na divisão dos plumas, o título ficou com Hiago George, que fechou com o companheiro de equipe João Miyao. Na categoria dos penas, Marcio André faturou seu quarto título europeu na faixa-preta ao derrotar Gianni Grippo por 4 a 2 nos pontos. Nos leves, Michael Langhi conquistou mais um ouro europeu para o seu currículo ao superar o japonês Masahiro Iwasaki nas vantagens.

Marcio André conquistou seu quarto título no Europeu ao vencer Gianni Grippo (Foto: FloGrappling)

Marcio André conquistou seu quarto título no Europeu ao vencer Gianni Grippo (Foto: FloGrappling)

Na divisão dos médios, Isaque Bahiense ficou com o título ao fechar com Marcos Tinoco, seu companheiro de Alliance. Nos meio-pesados, Horlando Monteiro teve boa atuação e foi campeão ao derrotar Renato Cardoso por 8 a 0 nos pontos. Nos pesados, o título ficou com Keenan Cornelius, que finalizou Helton José. Na categoria superpesado, Manuel Pontes foi o campeão após derrotar Arya Esfandmaz por 18 a 0. Já nos pesadíssimos, Ricardo Evangelista faturou o ouro ao superar Victor Honório nas vantagens.

Finais por categoria no feminino faixa-preta

Na divisão peso-galo, Serena Gabrielli ficou com o título após derrotar Outi Järvilehto. Na categoria peso-pluma, Vanessa English superou Liwia Gluchowska e garantiu o ouro. Nos penas, Amanda Monteiro foi a campeã ao derrotar Bianca Basílio por pontos. No peso-leve, Bia Mesquita garantiu seu tricampeonato europeu após finalizar Erin Elizabeth Herle.

No peso-médio, Danielle Alvarez foi a grande campeã ao vencer Raquel Canuto por pontos. Na divisão meio-pesado, Cláudia do Val ficou com o ouro depois de vencer Samantha Cook na decisão dos árbitros. No peso-pesado, a campeã foi Carina Santi, que derrotou Jessica Flowers por pontos. Na categoria superpesado, Tayane Porfírio, também por pontos, faturou o título vencendo Venla Orvokki na grande final.

Tayane Porfírio faturou o ouro duplo no Europeu e segue em grande fase (Foto: FloGrappling)

Tayane Porfírio faturou o ouro duplo no Europeu de Jiu-Jitsu e segue em grande fase (Foto: FloGrappling)

The post Lucas Hulk vence o absoluto no Europeu de Jiu-Jitsu; Tayane fatura o ouro duplo appeared first on TATAME.

Após evento histórico em São Paulo, ACB JJ chega à Barcelona em março para sua 11ª edição; veja o card

0
0

Organização que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo da arte suave, o ACB Jiu-Jitsu divulgou, na última sexta-feira (16), sua próxima edição. Através das redes sociais,
Zaurbek Khasiev, dono do evento russo, confirmou que o ACB JJ 11 vai acontecer no dia 3 de março, em Barcelona, na Espanha, e será liderado pela disputa do cinturão até 75kg.

Na luta principal, Edwin Najmi vai defender seu título contra Davi Ramos. O embate será com quimono, na divisão até 75kg, e coloca frente a frente dois dos principais nomes do peso. Já no co-main event, Otávio Sousa e Isaque Bahiense prometem bastante ação.

Como de costume, diversos outros nomes de destaque também pisarão no tatame pelo ACB JJ 11, casos de Cláudio Calasans, Márcio AndréErberth Santos, etc. A expectativa, mais uma vez, é de um grande evento, após o card histórico em São Paulo.

Confira o post abaixo:

#Repost @zaurbek_khasiev with @get_repost ・・・ #ACBJJ11 #BARCELONA ⠀⠀ Pavelló Olímpic de Badalona Carrer de Ponent, 143-161, 08912 Badalona, Barcelona ⠀⠀ ACB JJ 11 arrives in Barcelona! Stacked fight card with headliners Edwin Najmi defending his title against Davi Ramos.⠀⠀ ⠀⠀ ?Fight Card: •Davi Ramos vs Edwin Najmi title?⠀⠀ ⠀⠀ •Otavio Sousa vs Isaque Bahiense. ⠀⠀ •Claudio Calasans vs Yan Cabral. ⠀⠀ •Michael Langhi vs Marcio Andre. ⠀⠀ •Bruno Frazatto vs Gabriel Marangoni.⠀⠀⠀⠀ •Lucas Rocha vs Alex Cabanes. ⠀⠀ •Victor Honorio vs Erberth Santos. ⠀⠀ •Daud Adaev vs Luan Carvalho. ⠀⠀ •AJ Sousa vs Arnaldo Maidana. ⠀⠀ •Vinny Magalhaes vs Moku Kahawai. ⠀⠀ •Kim Terra vs Isaac Doederlein. ⠀⠀ •Samir Chantre vs Laercio Fernandes. ⠀⠀ •Tomoyuki Hashimoto vs Mayko Araujo. ⠀⠀ •Rodrigo Caporal vs Marcelo Mafra. ⠀⠀ ⠀⠀ #acbjj #jiujitsu #Barcelona

Uma publicação compartilhada por Absolute Championship Berkut (@acb_jj) em

CARD COMPLETO:

ACB JJ 11
Barcelona, na Espanha
Sábado, 3 de março de 2018

Davi Ramos x Edwin Najmi⠀⠀
Otávio Sousa x Isaque Bahiense ⠀⠀
Cláudio Calasans x Yan Cabral ⠀⠀
Michael Langhi x Márcio André ⠀⠀
Bruno Frazatto x Gabriel Marangoni⠀⠀⠀⠀
Lucas Rocha x Alex Cabanes ⠀⠀
Victor Honório x Erberth Santos ⠀⠀
Daud Adaev x Luan Carvalho ⠀⠀
AJ Sousa x Arnaldo Maidana ⠀⠀
Vinny Magalhães x Moku Kahawai ⠀⠀
Kim Terra x Isaac Doederlein
Samir Chantre x Laércio Fernandes ⠀⠀
Tomoyuki Hashimoto x Mayko Araújo ⠀⠀
Rodrigo Caporal x Marcelo Mafra⠀

The post Após evento histórico em São Paulo, ACB JJ chega à Barcelona em março para sua 11ª edição; veja o card appeared first on TATAME.

ACB JJ 11 chega à Barcelona neste sábado (3) com disputa de cinturão e lutas importantes; confira

0
0

Neste sábado (3), o ACB JJ desembarca em Barcelona, na Espanha, para a edição de número 11, novamente com a promessa de grandes confrontos na arte suave, às 14h (no horário de Brasília). Na luta principal, Edwin Najmi vai defender seu título contra Davi Ramos. O embate será com quimono, na divisão até 75kg, e coloca frente a frente dois dos principais nomes do peso. Já no co-main event, Otávio Sousa e Isaque Bahiense prometem bastante ação.

Ainda no card, Claudio Calasans tenta se reabilitar da derrota para Patrick Gaudio, no ACB JJ 10, contra Yan Cabral. Já Michael Langhi, fera da Alliance, mede forças com Márcio André, que vem de derrota para Lucas Lepris, em janeiro, na edição de São Paulo.

Outro que foi derrotado na edição número 10 e busca reabilitação é Erberth Santos. O faixa-preta do Esquadrão Brasileiro vai medir forças com Victor Honório. Rudson Mateus, que venceu o experiente Bráulio Estima, encara Mathias Ribeiro.

Luan Carvalho, da Nova União, quer mais uma vitória no ACB e vai encarar Daud Adaev. O casca-grossa Vinny Magalhaes tem Moku Kahawai pela frente. Já Samir Chantre tem embate duro com Laercio Fernandes. Confira o card completo do ACB JJ 11, que promete mais uma grande show de Jiu-Jitsu.

Confira a pesagem oficial do ACB JJ 11:

CARD COMPLETO:

ACB JJ 11
Barcelona, na Espanha
Sábado, 3 de março de 2018

Davi Ramos x Edwin Najmi⠀⠀
Otávio Sousa x Isaque Bahiense ⠀⠀
Cláudio Calasans x Yan Cabral ⠀⠀
Michael Langhi x Márcio André ⠀⠀
Bruno Frazatto x Gabriel Marangoni⠀⠀⠀⠀
Lucas Rocha x Alex Cabanes ⠀⠀
Victor Honório x Erberth Santos ⠀⠀
Daud Adaev x Luan Carvalho ⠀⠀
AJ Sousa x Arnaldo Maidana ⠀⠀
Vinny Magalhães x Moku Kahawai ⠀⠀
Kim Terra x Isaac Doederlein
Samir Chantre x Laércio Fernandes ⠀⠀
Tomoyuki Hashimoto x Mayko Araújo ⠀⠀
Rodrigo Caporal x Marcelo Mafra⠀

The post ACB JJ 11 chega à Barcelona neste sábado (3) com disputa de cinturão e lutas importantes; confira appeared first on TATAME.

Davi Ramos derrota Edwin Najmi e conquista cinturão no ACB JJ 11; saiba

0
0

Neste sábado (3), o ACB JJ chegou à Barcelona, na Espanha, para a realização da edição de número 11. No main event, após uma batalha de cinco rounds, Davi Ramos superou Edwin Najmi e se tornou campeão da divisão até 75kg, com quimono. Na segunda luta mais importante do evento, Isaque Bahiense estreou com vitória na franquia ao derrotar Otávio Sousa, em um duelo animado.

Davi Ramos conquista cinturão

No duelo mais esperado da 11ª edição do Berkut, Davi e Edwin fizeram um combate extremamente disputado durante os cinco rounds. Os lutadores iniciaram o confronto com estudo, mas aos poucos foram soltando os seus respectivos jogos. No terceiro assalto, o brasileiro chegou a encaixar um armlock, mas não conseguiu finalizar. Já no quarto round, foi a vez do americano ser aproximar de uma finalização. No fim, por decisão unânime, “Tazmania” garantiu a vitória e, de quebra, o cinturão da categoria.

Bahiense estreia com vitória no ACB JJ

No co-main event, Isaque Bahiense, que vive um excelente momento neste começo de 2018, estreou com o pé direito no Berkut. O lutador da Alliance conseguiu impor suas ações ofensivas. Otavio Sousa, que perdeu no ACB JJ 10 para Leandro Lo, tentou responder e fez uma batalha acirrada. Contudo, ao fim dos 15 minutos, o carioca levou a melhor.

Isaque Bahiense estreou com o pé direito no ACB JJ, ao vencer Otávio Sousa (Foto: Reprodução)

Calasans se recupera e Langhi vence

Com seu jogo explosivo e técnico, Cláudio Calasans se recuperou da derrota sofrida em São Paulo, para Patrick Gaudio. O faixa-preta impôs o seu ritmo e venceu Yan Cabral. Michael Langhi e Márcio André fizeram uma batalha de três rounds, com um nível técnico muito alto. Os dois lutadores se doaram ao máximo, em busca da vitória. Por decisão dividida dos árbitros, o triunfo foi dado para o faixa-preta da Alliance. Marcinho registra a segunda derrota seguida na organização.

Rudson brilha e tem finalização rápida

Bruno Frazatto e Gabriel Marangoni fizeram uma luta agitada na categoria até 65kg. No entanto, na decisão dos árbitros, a vitória foi para o faixa-preta da Atos. Lucas Rocha também venceu na decisão dos jurados e chegou a segunda vitória na divisão até 75kg. A vítima da vez foi Alex Cabanes. Já Rudson Mateus mostrou, mais uma vez, que vive uma fase excepcional e finalizou Mathias Ribeiro com uma chave de braço, com menos de um minuto de embate. Na edição de número 10, o lutador da Caio Terra venceu o veterano Bráulio Estima.

Honório supera Erberth e outros destaques

Em confronto na categoria acima dos 95kg, Victor Honório buscou ser mais ativo no combate, no entanto, Erberth Santos tentava responder. Ao fim dos três assaltos, Honório levou a melhor por decisão dividida. Já Luan Carvalho teve uma ótima exibição, ao comandar a luta e finalizar Daud Adaev, com uma chave de pé no terceiro round. Com belas quedas que coroaram uma excelente performance, AJ Sousa venceu Arnaldo Maidana, após três rounds. Moku Kahawai mostrou muita estratégia para superar o jogo do experiente Vinny Magalhães e levou a melhor na decisão dividida.

Victório Honório superou Erberth Santos, na decisão dos árbitros (Foto: Reprodução)

Em uma disputada equilibrada, Isaac Doederlein foi mais efetivo e venceu Kim Terra por unanimidade, na visão dos árbitros. O casca-grossa Samir Chantre teve uma atuação segura e bateu Laércio Fernandes, após três rounds. Com controle da luta, Tomoyuki Hashimoto superou Mayko Araújo e levou a melhor na decisão dos jurados. Na primeira luta do evento, Marcelo Mafra derrotou Rodrigo Caporal por decisão dos árbitros e se recuperou do revés sofrido em São Paulo, na edição 10, para Luan Carvalho. Caporal, por sua vez, chega a segunda derrota seguida na organização.

CONFIRA OS RESULTADOS:

ACB JJ 11
Barcelona, na Espanha
Sábado, 3 de março de 2018

Davi Ramos derrotou Edwin Najmi por decisão unânime dos jurados⠀
Isaque Bahiense derrotou Otávio Sousa por decisão unânime dos jurados ⠀⠀
Cláudio Calasans derrotou Yan Cabral por decisão unânime dos árbitros ⠀⠀
Michael Langhi derrotou Márcio André por decisão dividida dos jurados ⠀⠀
Bruno Frazatto derrotou Gabriel Marangoni por decisão unânime dos jurados⠀⠀⠀⠀
Lucas Rocha derrotou Alex Cabanes por decisão unânime dos jurados
Rudson Mateus finalizou Mathias Ribeiro com uma chave de braço no 1R
Victor Honório derrotou Erberth Santos por decisão divida dos jurados ⠀⠀
Luan Carvalho finalizou Daud Adaev com uma chave de pé no 3R ⠀⠀
AJ Sousa derrotou Arnaldo Maidana por decisão unânime dos jurados⠀⠀
Moku Kahawai derrotou Vinny Magalhães por decisão dividida dos jurados
Isaac Doederlein derrotou Kim Terra por decisão unânime dos jurados
Samir Chantre derrotou Laércio Fernandes por decisão unânime dos jurados ⠀
Tomoyuki Hashimoto derrotou Mayko Araújo por decisão unânime dos jurados⠀⠀
Marcelo Mafra derrotou Rodrigo Caporal⠀por decisão unânime dos jurados

The post Davi Ramos derrota Edwin Najmi e conquista cinturão no ACB JJ 11; saiba appeared first on TATAME.


Lo e Bia Mesquita lideram os destaques inscritos na faixa-preta no Pan; confira

0
0

Nesta semana, a partir de quinta-feira (8) até domingo (11), acontece o Pan de Jiu-Jitsu 2018, organizado pela IBJJF na Califórnia, Estados Unidos. A competição é uma das três principais do calendário da Federação, e após o Europeu, realizado em janeiro, antecede o Mundial, principal campeonato e que está marcado para acontecer em junho, nos EUA.

Confira a lista com todos os inscritos no Pan 2018, aqui

Para este ano, muitas promessas e lutadores recém-promovidos devem marcar presença no Pan, além dos já tradicionais nomes consagrados. Entre os destaques inscritos no adulto faixa-preta, Lucas Pinheiro puxa a fila no galo, com Mantovani e João Miyao no pluma.

No peso-pena, uma das categorias mais disputadas, Gianni Grippo, Osvaldo Queixinho, Samir Chantre, AJ Agazarm e Marcio André prometem uma intensa disputa pelo ouro, assim como Michael Langhi, JT Torres e Victor Silvério, favoritos na divisão dos leves.

Já no peso-médio, Gabriel Arges larga na frente, mas promete ter a concorrência do duro Tommy Langaker. No meio-pesado, a corrida tende a ser entre as feras Matheus Diniz, Lucas Hulk, Rudson Mateus e Horlando Monteiro, enquanto Arnaldo Maidana, o multicampeão Leandro Lo e Fellipe Andrew devem concorrer ao título no peso-pesado.

No peso-super-pesado, Keenan Cornelius, Gutemberg Pereira e Mahamad Aly são os nomes fortes, e no pesadíssimo, Braga Neto, Ricardo Evangelista e João Gabriel Rocha.

Entre as mulheres, quem chega forte para o Pan são Ana Talita Alencar e Gezary Matuda no peso-pluma, Bia Basílio no peso-pena, Bia Mesquita nos leves, Angélica Galvão e Luiza Monteiro no peso-médio, Nathiely Jesus e Carina Santi na categoria meio-pesado, Jéssica Flowers e Fernanda Mazzelli no peso-pesado, e por fim Cláudia do Val no super-pesado, fechando a lista de favoritas em suas respectivas divisões.

The post Lo e Bia Mesquita lideram os destaques inscritos na faixa-preta no Pan; confira appeared first on TATAME.

Favoritos, Buchecha e Leandro Lo saem campeões do ACB JJ 13; resultados aqui

0
0

Em mais um grande card de Jiu-Jitsu, o ACB JJ 13 promoveu novos campeões na edição realizada em Long Beach, Califórnia (EUA), neste sábado (5). Marcus Buchecha superou João Gabriel Rocha no main event e garantiu o título na categoria acima de 95kg, enquanto Leandro Lo dominou Gabriel Arges e chegou ao cinturão da divisão até 85kg. Na superluta No-Gi, Vinny Magalhães mostrou sua experiência e venceu Gordon Ryan.

Nomes importantes da arte suave como Rômulo Barral, Roberto Cyborg, Luiz Panza, Igor Silva, Edwin Najmi e Michael Langhi também saíram vitoriosos em grandes lutas.

Buchecha vence e garante título

Nos dois primeiros rounds, Marcus Buchecha começou tomando as ações e procurando as quedas no single leg. João Gabriel Rocha, preparado para os ataques do decacampeão mundial, soube defender com louvor e manteve a disputa em pé. No terceiro assalto, o confronto seguiu no mesmo panorama e os lutadores chegaram a ser punidos.

Buchecha fez uma batalha com João Gabriel e tomou posse do título da categoria +95kg (Foto ACB JJ)

Logo nos primeiros segundos do quarto round, Buchecha aproveitou que João Gabriel foi olhar para o córner e derrubou o adversário no double leg, conquistando os dois pontos. O fato gerou uma tensão maior no confronto – João alegou falta de fair play -, no entanto, a arbitragem voltou atrás e cancelou a pontuação. Mais agressivo, Marcus foi pra cima, derrubou e, após insistir, passou a guarda e ainda foi para a montada, totalizando 9 a 0 no placar. Por pouco, o faixa-preta da Checkmat não fechou a luta com um armlock.

Por conta do problema no round anterior, João Gabriel não queria tocar na mão de Buchecha para o início do último assalto, até que resolveu dar um tapinha. Precisando reverter a pontuação, o lutador da Soul Fighters tentou ser mais agressivo, porém Buchecha soube administrar a vantagem. Na pontuação, Marcus Almeida, em sua segunda luta na organização, garantiu o título do ACB JJ na categoria acima dos 95kg. Já João Gabriel Rocha não teve sucesso em sua primeira defesa de cinturão e perdeu o posto.

Leandro Lo superou o então campeão Arges e é o novo dono do cinturão na divisão até 85kg (Foto ACB JJ)

Lo domina Arges e conquista cinturão

Nos dois primeiros rounds, Leandro Lo usou o single leg para conseguir derrubar o então campeão Gabriel Arges e trabalhar a luta no chão. No entanto, o mineiro, na guarda, defendeu bem as tentativas de passagem do paulista e chegou perto de finalizar com uma chave de braço. Lo passou a tomar mais cuidado ao tentar avançar em seus ataques.

Para o terceiro assalto, Leandro voltou a derrubar na single leg, com menos de um minuto e, rapidamente, conseguiu uma raspagem para totalizar 4 a 0 nos pontos. O pentacampeão mundial ainda chegou a pegar as costas de Arges, mas não estabilizou a posição, por tanto, não somou a pontuação. Já no quarto round, Gabriel passou a ser um pouco mais agressivo pela desvantagem. Contudo, os lutadores ficavam duelando na guarda 50/50.

Após tentar quatro rounds, no último assalto, Leandro Lo, enfim, passou a guarda do mineiro Arges e garantiu 3 a 0 no placar. Com vitória em todos os rounds, o paulista administrou a luta e se tornou o novo campeão da classe de peso até 85kg do ACB JJ.

Vinny Magalhães carimbou a estreia do badalado Gordon Ryan no ACB JJ em luta sem o quimono (Foto ACB JJ)

Vinny vence superluta e Barral finaliza

Experiente nome do Jiu-Jitsu, Vinny Magalhães usou toda sua técnica para superar Gordon Ryan, 11 anos mais novo. No primeiro round, o brasileiro abriu 5 a 0 e soube controlar a luta. Já nos dois assaltos seguintes, Vinny fez valer o seu jogo de pressão e tentou, em boa parte do tempo, estourar a guarda do norte-americano que, por sua vez, caçava o pé do brasileiro em busca uma finalização. No fim, vitória por pontos do faixa-preta brasileiros.

Com domínio sobre AJ Sousa, Rômulo Barral avançou e colocou o joelho na barriga do oponente, depois foi para a montada e chegou a abrir 10 a 2 ainda no primeiro round. No entanto, o casca-grossa não se deu por satisfeito e conseguiu encaixar a finalização por estrangulamento, também no assalto inicial. O duelo aconteceu na divisão até 85kg.

Roberto Cyborg venceu Erberth Santos nos pontos e garantiu importante vitória no embate pelo ACB JJ 13 (Foto ACB JJ)

Cyborg supera Erberth e Keenan finaliza Yuri

O experiente Roberto Cyborg mostrou ímpeto de garoto para travar uma guerra com Erberth Santos. No primeiro e terceiro rounds, Cyborg impôs melhor o seu jogo e conseguiu quedas, além de trabalhar as transições no solo. Já no segundo assalto, a luta foi disputada quase toda em pé. No fim, por pontos, Roberto levou a melhor. Já Erberth conheceu sua terceira derrota seguida no evento. Em outra grande luta, após insistir para entrar na guarda de Yuri Simões, Keenan Cornelius começou a ensaiar a chave de omoplata que, aos poucos, foi se encaixando. Com o brasileiro tentando sair, a posição foi se ajustando e o norte-americano venceu ainda no segundo round por finalização.

Luiz Panza e Igor Silva finalizam

Após ser derrubado por Ricardo Evangelista, Luiz Panza manteve a tranquilidade e conseguiu puxar o adversário para a guarda. Com isso, armou uma armadilha e encaixou o triângulo de perna, restando ao faixa-preta da GFTeam bater e decretar o fim do confronto, no último round. Assim, Panza, ex-campeão do Berkut, voltou a triunfar no ACB JJ. Em ótima fase na carreira, Igor Silva impôs o seu jogo de pressão e finalizou Jackson Sousa. O casca-grossa entrou na guarda do compatriota e encaixou a chave de braço que foi fatal para finalizar Jackson, ainda no primeiro round, em combate pela divisão até 95kg.

Igor Silva, em alta no Jiu-Jitsu após brilhar no World Pro, da UAEJJF, conquistou mais uma vitória no Berkut (Foto ACB JJ)

Langhi e Najmi comandam primeiras lutas

O norte-americano Isaac Doederlein travou uma batalha com Augusto Tanquinho, lutador do UFC, e venceu por pontos, na divisão até 65kg. Já em uma bela transição, ao sair da guarda e conseguir pegar as costas de Rodrigo Caporal, o ex-campeão Edwin Najmi ajustou o mata-leão e venceu por finalização, ainda no primeiro round, na classe de peso até 75kg. Com uma performance consistente, Pablo Mantovani teve um domínio sobre Gabriel Marangoni e também triunfou por pontos, na categoria até 65kg.

Em luta equilibrada, Michael Langhi usou a experiência para sobrepor seu jogo diante de Victor Silvério e levou a melhor na decisão dos árbitros, na divisão até 75kg. Na categoria até 60kg, por sua vez, Ary Farias teve um amplo domínio sobre João Pedro Somália, tendo feito 26 a 0 no segundo round, após diversas transições no solo, como sair do 100kg e chegar na montada. No terceiro assalto, finalizou com uma chave de pé. Na luta de abertura do ACB JJ 13, pela divisão até 65kg, Bruno Frazatto derrotou Nicollas Welker.

Edwin Najmi, ex-campeão do Berkut, voltou a vencer na edição realizada na Califórnia, Estados Unidos (Foto ACB JJ)

RESULTADOS COMPLETOS:

ACB JJ 13
Long Beach, na Califórnia (EUA)
Sábado, 5 de maio de 2018

Marcus Buchecha derrotou João Gabriel Rocha por pontos
Leandro Lo derrotou Gabriel Arges por pontos
Vinny Magalhães derrotou Gordon Ryan por pontos
Rômulo Barral finalizou AJ Sousa com um estrangulamento no 1R
Roberto Cyborg derrotou Erberth Santos por pontos
Keenan Cornelius finalizou Yuri Simões com uma chave de omoplata no 2R
Luiz Panza finalizou Ricardo Evangelista com um triângulo de perna no 3R
Igor Silva finalizou Jackson Sousa com uma chave de braço no 1R
Isaac Doederlein derrotou Augusto Tanquinho por pontos
Edwin Najmi finalizou Rodrigo Caporal com uma mata-leão no 1R
Pablo Mantavoni derrotou Gabriel Marangoni por decisão dos jurados
Michael Lanhi derrotou Victor Silvério por pontos
Ary Farias finalizou João Pedro Somália com uma chave de pé no 3R
Bruno Frazatto derrotou Nicollas Welker por pontos

The post Favoritos, Buchecha e Leandro Lo saem campeões do ACB JJ 13; resultados aqui appeared first on TATAME.

Com estrelas em ação, mas sem Erberth, Mundial da IBJJF inicia nesta quinta (31)

0
0

Diversas estrelas da arte suave estão confirmadas para mais uma edição do Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF, que acontece na tradicional Pirâmide de Long Beach, na Califórnia (EUA) a partir desta quinta-feira (31) e com encerramento no domingo (3). Atuais campeões peso e absoluto no masculino e feminino, respectivamente, Marcus Buchecha e Tayane Porfírio prometem manter seus títulos, no entanto, terão duros desafios pela frente na disputa.

Entre atletas consagrados no esporte e jovens que ainda almejam um maior protagonismo no cenário, o Mundial 2018 será garantia, mais uma vez, de disputas de altíssimo nível. No masculino, atletas mais experientes como Bruno MalfacineXande Ribeiro, Delson Pé de Chumbo, Antônio Braga Neto, Celsinho Venicius, Lucas Lepri, Michael Langhi, Cláudio Calasans, Felipe Preguiça, entre outros, vão disputar a atenção do público com jovens que já se destacam e são campeões em diversas competições, casos de Nicholas Meregali, Isaque Bahiense, Márcio André, Gabriel Arges, Victor Honório, Gustavo “Braguinha”, Edwin Najmi, Michael Musumeci, entre outras feras da nova geração.

Para assistir o evento ao vivo através do FloGrappling – site pago -, clique aqui!

Bruno Malfacine vai em busca do seu 10º título mundial no Jiu-Jitsu (Foto: FloGrappling)

Bruno Malfacine, da Alliance, vai em busca do seu décimo título mundial no Jiu-Jitsu (Foto FloGrappling)

Já no feminino, a promessa também é de grandes confrontos, e nomes como Bia Mesquita, Thamires Aquino, Gezary Matuda, Talita Alencar, Amanda Nogueira, Bia Basílio, Tammi Musumeci, Luíza Monteiro, Ana Carolina Vieira, Luanna Alzuguir, Nathiely Jesus, Cláudia do Val, Jessica Flowers, Fernanda Mazzelli e Andresa Correa estão confirmadas, com a expectativa de um verdadeiro show de Jiu-Jitsu.

Entre as ausências confirmadas para este Mundial estão nomes de peso como Rubens Charles Cobrinha, que conquistou o “Super Grand Slam” na última temporada, Erberth Santos, de fora por motivos pessoais, além de Caio TerraJosé Carlos Cocó e Victor Genovesi, lesionados, e André Galvão e Bernardo Faria, que não estão inscritos.

Confira os principais nomes inscritos na faixa-preta para o Mundial:

> Masculino

Peso-galo: Bruno Malfacine, Hiago Gama e Lucas Pinheiro

Peso-pluma: Alexandre Vieira, Ary Farias, João Miyao, Hiago George e Michael Musumeci

Peso-pena: AJ Agazarm, Gianni Grippo, Isaac Doederlein, Isaque Paiva, Kevin Mahecha, Leonardo Saggioro, Márcio André, Rafael Mansur, Wellington “Megaton” Dias e Hill-Taylor

Peso-leve: Celsinho Venicius, Edwin Najmi, Espen Mathiesen, Francisco Iturralde, Gabriel Rollo, Jhonny Loureiro, JT Torres, Hugo Marques, Lucas Lepri, Lucas Rocha, Marcelo Mafra, Michael Langhi, Michael Liera Jr., Renato Canuto, Yan Cabral e Victor Silvério

Peso-médio: Caio Almeida, Cláudio Calasans, Delson “Pé de Chumbo”, Jon Satava, Isaque Bahiense, Jaime Canuto, Marcos Tinoco, Gabriel Arges, Luan Carvalho, Magid Hage, Manuel Ribamar, Murilo Santana e Tommy Langaker

Peso-meio-pesado: Charles Negromonte, Horlando Monteiro, Gustavo Braguinha, Josh Hinger, Lucas Hulk, Matheus Diniz, Renato Cardoso, Rudson Mateus e Thiago Sá

Peso-pesado: Adam Wardzinski, Arnaldo Maidana, Dimitrius Souza, Preguiça, Keenan Cornelius, Jackson Sousa, Patrick Gaudio, Tim Spriggs, Tarsis Humphreys e Xande Ribeiro

Peso-superpesado: Fellipe Trovo, Gutemberg Pereira, Leandro Lo, Luiz Panza, Igor “Tigrão” Schneider, Mahamed Aly, Manuel “Nelton” Pontes e Nicholas Meregali

Peso-pesadíssimo: Antônio Braga Neto, João Gabriel Rocha, Marcus Buchecha, Max Gimenis, Ricardo Evangelista, Yuri Simões, Otávio Nalati, Victor Honório e Tanner Rice

Marcus Buchecha agora soma 10 mundiais conquistados na faixa-preta (Foto FloGrapping)

Marcus Buchecha, mais uma vez, será a principal atração do Mundial e luta pelo ouro duplo (Foto FloGrapping)

> Feminino

Peso-galo: Thamires Aquino e Rikako Yuasa

Peso-pluma: Talita Alencar, Gezary Matuda, Amanda Nogueira e Vanessa English

Peso-pena: Bia Basilio, Tammi Musumeci e Ana Carolina Schmitt

Peso-leve: Luiza Monteiro e Bia Mesquita

Peso-médio: Renata Marinho, Raquel Canuto e Ana Carolina Vieira

Peso-meio-pesado: Luanna Alzuguir, Andressa Cintra e Nathiely Jesus

Peso-pesado: Cláudia do Val, Jéssica Flowers e Fernanda Mazzelli

Peso-superpesado: Andresa Correa, Carina Santi, Venla Luukkonen e Tayane Porfírio

Tayane Porfírio faturou o ouro duplo nas principais competições e chega com tudo para o Mundial (Foto IBJJF)

Confira todos os inscritos para o Mundial da IBJJF, AQUI

Chaves divulgadas antes do Mundial

Os faixas-preta começam a lutar somente no sábado (2), no entanto, os atletas já sabem os caminhos que irão percorrer em suas respectivas categorias nas disputas pela medalha de ouro da competição mais importante do calendário esportivo da arte suave.

Na faixa-preta, a expectativa é de bons confrontos já nas primeiras lutas. No peso-pluma, Alexandre Vieira terá Cléber Sousa pela frente em seu desafio inicial. Nos penas, o veterano Megaton Dias vai enfrentar Kevin Mahecha, onde o vencedor encara a fera Márcio André. Ainda nos penas, Osvaldo Queixinho e AJ Agazarm também prometem emoção.

No peso-leve, os confrontos de Espen Mathiesen x Michael Liera Jr., JT Torres x Marcelo Mafra, além de Celsinho Venícius x Francisco Iturralde prometem esquentar os tatames.

Confira as chaves completas do Mundial da IBJJF, AQUI

Cronograma: tudo sobre os quatro dias

Para os fãs de Jiu-Jitsu que querem ficar ligados no Mundial da IBJJF desde o primeiro dia, vale ressaltar que as ações começam já nesta quinta-feira (31), mas as feras da faixa-preta entram nos tatames da Pirâmide apenas no sábado (2). Em todos os dias de torneio, as lutas começam pontualmente às 9h (horário da Califórnia) e 13h (horário de Brasília).

Confira a programação para o Mundial de Jiu-Jitsu 2018:

– Quinta-feira (31/05)

O torneio tem início com atletas na faixa-branca e azul

*Adulto faixa-branca (divisões de peso)
*Master faixa-branca (divisões de peso)
*Adulto masculino e feminino faixa-azul (divisões de peso e absoluto)

– Sexta-feira (01/06)

As emoções começam a ganhar contornos maiores, com expectativa de grandes combates. Na faixa-roxa, Thalison Soares, Jonas Andrade, Guthierry Barbosa e Conner DeAngelis, entre outros, são os grandes destaques em suas respectivas categorias. Já na faixa-marrom, Kennedy Maciel, Gabriel Sousa, Carlos Oliveira e outras feras prometem um show

*Adulto masculino e feminino faixa-roxa (divisões de peso e absoluto)
*Adulto feminino faixa-marrom (divisões de peso e absoluto)
*Adulto masculino faixa-marrom (peso-galo até o peso-pena)

– Sábado (02/06)

No penúltimo dia de competições, com diversas feras em ação, o destaque para o início das disputas na faixa-preta, tanto nas categorias quanto no absoluto (até a semifinal). Além disso, atletas de divisões de peso maiores na faixa-marrom medirão forças em Long Beach

*Juvenil faixas azul e roxa (divisões de peso e absoluto)
*Adulto faixa-marrom (peso-leve até o absoluto)
*Adulto masculino e feminino faixa-preta (divisões de peso e absoluto)

– Domingo (03/06)

No último dia de disputas no Mundial da IBJJF, as atenções ficarão voltadas para os faixas-pretas, que vão entrar em ação nas semifinais e finais de suas respectivas categorias e também no aguardo absoluto. E você, já tem o seu atleta favorito? Façam suas apostas!

Para mais informações sobre o evento, acesse o site da IBJJF clicando AQUI

The post Com estrelas em ação, mas sem Erberth, Mundial da IBJJF inicia nesta quinta (31) appeared first on TATAME.

Michael Langhi comenta sobre a não realização do Brasileiro em abril e opina: ‘Difícil que aconteça ainda em 2020’

0
0

* Se não fosse a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a comunidade do Jiu-Jitsu estaria com os olhos voltados para Barueri (SP) nesta semana. Principal torneio de arte suave do país – e um dos maiores do mundo -, o Campeonato Brasileiro seria realizado entre 25 de abril e 3 de maio, porém, acabou cancelado. Pentacampeão brasileiro, Michael Langhi, que se aposentou como atleta e atualmente é CEO da Alliance SP, conversou com a TATAME sobre esse cancelamento.

A Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) tomou a decisão inédita no começo da pandemia no Brasil, em março. O órgão ainda não informou uma nova data para a disputa da competição, mas segundo Langhi, a não realização do torneio no mês de abril, o que é uma tradição, já tem um grande impacto para o esporte.

“Com certeza vai ter um impacto a não realização do Brasileiro. É um campeonato já tradicional no calendário da CBJJ, o maior torneio e de mais alto nível que nós temos no país. Muitos atletas o usam como um termômetro de preparação para o Mundial – tendo em vista que é um mês antes. Pessoas que não têm visto para os Estados Unidos, usam o Brasileiro como se fosse um Mundial. Tem um peso muito importante para esses lutadores. Por tudo isso, acho que será um impacto muito grande para a comunidade do Jiu-Jitsu. É a primeira vez que ele não acontece, então, acredito que isso ficará marcado, sim”, opinou.

Existe a expectativa de lutadores e professores que o evento possa acontecer mais para o fim de 2020. Ao ser indagado pela nossa reportagem sobre medidas restritivas no número de atletas ou portões fechados, Langhi acredita que, no atual cenário, é quase inviável a realização da competição ainda neste ano.

“Eu acho muito difícil que a edição de 2020 aconteça. Se for realizado, vão ter que tomar medidas restritivas. Ninguém ainda sabe muito sobre os protocolos de segurança, que estão mudando semanalmente. Estamos vivendo esse mesmo drama com as academias de Jiu-Jitsu. A cada semana, a informação é diferente e isso é muito cíclico. Não temos como prever muito o que vai acontecer”, comentou Langhi, que seguiu:

“Eu não acho que será realizado, porque mesmo que se tome a decisão de fazer com os portões fechados e restrição no número de atletas… O que vai acontecer é o seguinte: o Brasileiro tem 4 ou 5 mil competidores (em 2019 foram 7.500 competidores), então, mesmo com os portões fechados, esse número iria lotar o ginásio. Não seria aprovado pelo Ministério da Saúde. Vamos supor que cortem pela metade, para 2.500 – o que é um alto número ainda. Fica inviável a realização. Se restringir para poucos atletas, não faria sentido para a CBJJ ter o gasto que tem. As inscrições não iriam nem sanar o custo deles para alugar o espaço e tudo o que precisa fazer para que um campeonato desse porte aconteça”, disse o experiente faixa-preta.

Movimento para reabertura das academias

Na última semana, um grupo de lutadores e professores se reuniu na porta da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para reivindicar a reabertura das academias no estado, que é o epicentro da pandemia no país. Langhi contou que a Alliance vem trabalhando para criar protocolos de segurança sanitária, mas que só vai reabrir a partir do momento em que receber uma autorização das autoridades de saúde.

“O meu posicionamento é sempre seguir as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. Estamos também desenvolvendo, dentro dos parâmetros do Ministério da Saúde, um protocolo de segurança. Esperamos a liberação (para a reabertura), não tem como ir contra um órgão de saúde, mas estamos tentando nos antecipar. Pelo que eu estou sabendo, a academia do (Romero) Jacaré, em Atlanta (EUA), reabre na semana que vem. Acho que será um parâmetro legal para sabermos como vai ser o funcionamento da academia e como os alunos vão responder mediante a esse problema. Como negócio queremos que abra o mais rápido possível, porque é preciso girar um caixa. Como um amante do Jiu-Jitsu e apaixonado pela arte, está fazendo muita falta pra mim. Mas, como um ser humano racional, sabemos que medidas drásticas precisam ser tomadas e estamos cumprindo todas elas”, concluiu.

* Por Yago Rédua

The post Michael Langhi comenta sobre a não realização do Brasileiro em abril e opina: ‘Difícil que aconteça ainda em 2020’ appeared first on TATAME.

Ainda tem espaço para o ‘creonte’? Langhi e Aly opinam sobre o futuro do Jiu-Jitsu em relação as trocas de equipe

0
0

* Com o passar dos anos, o Jiu-Jitsu tem caminhado para um lado cada vez mais profissional, mas para isso, ainda precisa romper certos paradigmas e tabus que cercam o esporte. Por exemplo, o atleta que muda de equipe ainda pode ser chamado de “creonte”? Já há algum tempo, lutadores migram para times maiores em busca de melhores oportunidades. E você, não faria o mesmo na sua profissão?

Assim como em qualquer modalidade esportiva, o Jiu-Jitsu caminha para mudanças que fazem parte do seu processo de desenvolvimento, e elas afetam diretamente os atletas que têm como meta a elite da arte suave. Em determinado momento, eles precisam parar, refletir e pensar sobre suas equipes: será que é aqui que eu vou alcançar meus objetivos? Para onde eu preciso ir? E como ficará a relação com o meu atual professor? Aliás, o treinador, que dedica tempo e trabalho ao atleta, merece alguma compensação financeira? O lutador é “creonte”? São inúmeras perguntas que cercam o polêmico tema.

LEIA A TATAME #264 ONLINE, AQUI

Diante desse cenário, pode estar nascendo o “Mercado do Jiu-Jitsu”, algo que é muito comum no Futebol, com o “Mercado da Bola”, por exemplo. Nomes importantes da modalidade, casos de Bruno Malfacine, Tayane Porfírio, Lucas Hulk, Isaque Bahiense, Fellipe Andrew, os irmãos Munis, entre tantos outros, decidiram sair de suas antigas equipes e foram competir em outros times. Mahamed Aly, faixa-preta e campeão mundial, também fez esse caminho ao deixar a equipe de Alexandre Penco, no Rio de Janeiro, para iniciar sua trajetória com Lloyd Irvin, nos Estados Unidos, e acredita que isso faz parte da evolução natural do esporte.

“Esse apego com o professor, apego com o aluno… Quando só está bom para um lado, na minha opinião, não é inteligente. Se o aluno está pensando em desistir do esporte porque não tem como bancar e tem alguém querendo fazer isso por ele, ou o professor não tem condições, isso não tinha nem que ser dúvida. O professor tinha que ter orgulho de fazer isso pelo aluno. O aluno também deveria ter uma naturalidade para aceitar esse tipo de proposta e ponto final”, analisou o faixa-preta em entrevista à TATAME.

“O Everaldo (Penco) foi o cara que disse que eu precisava de uma academia lá fora (exterior) para treinar. Tanto que hoje, quando estou no Rio de Janeiro, a primeira coisa que eu faço é pegar meu quimono e ir treinar com ele. É uma amizade grande e até pensamos em abrir uma academia juntos. Quando o professor apoia o jovem, o sonho de um adolescente, ele tem a amizade e gratidão para sempre”.

Mahamed também comentou sobre a proposta dos professores receberem um valor caso um atleta formado por eles decida mudar de equipe: “Acho que poderia, sim, ter um ressarcimento se a coisa já tivesse profissional e dando dinheiro para todo mundo. O que não é o caso. O atleta não dá retorno financeiro direto para a academia que ele está e não dará esse retorno para a academia que ele vai. Hoje não funciona. É algo a se pensar, mas não acho que seja a solução para nada. A equipe que pega um atleta novo, está assumindo um compromisso financeiro, mas ele não está assumindo para ter tanto de retorno. A matemática não é fácil de fazer”, apontou o lutador, que seguiu:

“O professor que sugere isso, está na profissão errada. Ele está fazendo por ele, não pelo atleta. Se o professor faz por ele, tem que melhorar como estrutura. No final das contas é isso, a água vai sempre para o mar. E hoje, Gracie Barra, Alliance, Atos e outras grandes equipes são o mar”, completou.

Rodrigo Cavaca, líder da Zenith BJJ e um dos nomes mais respeitados no cenário Jiu-Jitsu, revelou que trabalha há algum tempo com contratos com os seus atletas de ponta. O professor acredita que esse seja o caminho para a profissionalização da modalidade.

“Eu tenho contrato já há alguns anos com meus atletas de ponta, que foram ou podem ser campeões mundiais, e eu invisto neles. Dou uma estrutura de treino, o máximo de suporte que posso, para ganhar esse retorno deles no futuro. Não adianta nada você fazer todo o trabalho de base, que é o mais difícil, e na hora de ter o retorno você perde o atleta. Então, o contrato tem que ser utilizado, procurar um advogado, e assim acaba aquele negócio de ‘creonte’. Quem forma o ‘creonte’ é o próprio treinador, que cria o aluno de maneira errada, antiga”, frisou Cavaca.

O professor, que já revelou grandes nomes para o esporte, o último deles Fellipe Andrew – agora na equipe Alliance -, acredita que o contrato seja uma forma de resguardar tanto o treinador, quanto o atleta: “Em relação ao mecanismo para segurança do professor, é procurar um advogado que entenda do assunto, contratos de atletas, e com isso ele criar cláusulas para se sentir seguro. É uma troca. O contrato é para beneficiar ambas as partes, não é para prejudicar o atleta e ajudar o treinador. É para ajudar ambos”, disse.

Ainda tem espaço para ‘creonte’?

O termo “creonte” foi implantado no Jiu-Jitsu no fim da década de 1980 pelo lendário mestre Carlson Gracie, que com seu jeito irreverente tratava assim os lutadores que mudavam de equipe. “Creonte” era um personagem da novela Mandala, que foi ao ar na Rede Globo em 1987 e ficou caracterizado por ser sem caráter e traidor, dando origem ao que representava ser “creonte” no meio da arte suave. Mas será que hoje em dia ainda há espaço para chamar algum atleta de “creonte”?

“Em relação ao termo ‘creonte’, o atleta sempre precisa fazer o que é melhor para ele. O problema do atleta de Jiu-Jitsu é que ele não consegue ver a longo prazo e muitas vezes toma uma decisão porque a academia deu uma camiseta a mais, deu 100 reais, enfim. Sempre baseado no dinheiro e nunca naquela pergunta que devemos fazer: onde eu quero estar daqui a 5 anos? Daqui a 10 anos? Esse local vai me deixar mais perto do meu sonho ou preciso sair daqui para alcançar esse objetivo? Se buscamos soluções imediatas, provavelmente vamos nos precipitar”, opinou Langhi.

Já Mahamed Aly não vê espaço para o termo atualmente: “O cara que chama o outro de ‘creonte’, hoje em dia, é ridículo, é burro, ignorante, ultrapassado. E, com certeza, é um cara que não deu certo no esporte. Não vejo um cara que deu certo no esporte falando isso”, disparou.

Campeão anda com campeão

Maior campeã mundial em títulos por equipe, a Alliance tem em seu plantel grandes estrelas do Jiu-Jitsu. Algumas foram formadas na casa, outras iniciaram suas trajetórias em equipes diferentes e, depois, passaram a competir sob a bandeira do time paulistano. Michael Langhi, responsável pela Alliance-SP, contou à TATAME que a equipe não busca a “contratação” de atletas. Quem chega, paga a academia e não tem contrapartida financeira.

“Na verdade, não buscamos de maneira nenhuma (os atletas). Eles vinham até a nossa academia pelo fato estarmos sempre no topo, ganhando. Então, eles queriam saber como era o treinamento. Aquele papo: campeão anda com campeão. Eles associavam a nossa academia com a conquista de títulos em busca de um direcionamento para saber o que fazer. Esse pessoal (Bruno Malfacine, Mário Reis…), eles vieram de livre espontânea vontade. Não teve estímulo financeiro nenhum, diferente do que vem acontecendo agora. Eu mesmo vim para a Alliance pagando mensalidade, o Bruno também. Não teve nenhuma contrapartida para essas pessoas”, destacou o faixa-preta.

Langhi acredita que o Jiu-Jitsu tem que se tornar cada vez mais profissional, mas que é preciso entender que se trata de uma arte marcial. Então, o atleta deve ter noção para onde está indo e zelar pela sua trajetória dentro da modalidade.

“O profissionalismo tem que acontecer, isso é bom para o esporte, mas não podemos esquecer que o Jiu-Jitsu é uma arte marcial. Tem todo um pertencimento a uma equipe, não é como o Futebol, que quem pagar mais, leva. Precisamos pertencer a uma equipe, pertencer a algo. Acho que isso vale muito mais que dinheiro. Para que seja algo sustentável, é mais a oportunidade e o plano de carreira, do que o dinheiro que está na mesa no momento. As tomadas de decisões precisam ser a longo prazo e nunca a curto prazo”, apontou Langhi, antes de encerrar:

“Hoje, vemos alguns projetos que tem uma única fonte de renda, que em algum momento ela seca e o atleta se vê forçado a trocar de equipe mais uma vez. Quando ele olhar para a história, será cheia de curvas, terá passado por três ou quatro equipes. Não tem como associar um professor a ele. A minha história é reta, eu olho para trás e vejo o (Charles) Cobrinha e o Fábio (Gurgel), e mais ninguém. Tenho pertencimento à equipe, conquistei o meu lugar aqui dentro através do meu trabalho e da minha dedicação. Tem que profissionalizar (o Jiu-Jitsu), mas os projetos precisam ser sustentáveis e não algo que dependa de uma pessoa. Enquanto essa pessoa tem boa vontade de ajudar, as coisas vão acontecendo, mas quando não tem, os alunos precisam arrumar um novo caminho. Muita das vezes esses atletas vão em busca de um sonho, e aí se veem na obrigação de mudar de equipe novamente”, concluiu.

* Por Yago Rédua

The post Ainda tem espaço para o ‘creonte’? Langhi e Aly opinam sobre o futuro do Jiu-Jitsu em relação as trocas de equipe appeared first on TATAME.

Viewing all 53 articles
Browse latest View live




Latest Images